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Dicas e melhores práticas de e-commerce.

O que é a Black Friday e como fazer sua loja vender mais nesta data?

Na história, o termo Black Friday já foi associado a diversos acontecimentos, mas, hoje, em alguns países, representa uma data em que são oferecidos descontos para produtos e uma grande quantidade de vendas é realizada.

Quem criou e quando foi criada esta data?

Esta denominação atual foi criada pelo sistema capitalista, mais especificamente na cidade da Filadélfia (Pensilvânia/Estados Unidos), no começo dos anos 90.

Quando é comemorada?

Esta não é uma comemoração, sim o nome de um dia, uma data. A data é relacionada ao feriado norte americano chamado feriado de ação de graças que é comemorado toda quarta (geralmente última) quinta-feira do mês de novembro. O dia seguinte à quinta feira da ação de graças é a chamada Black Friday. As gigantes do varejo no Brasil decidiram importar e utilizar o termo Black Friday pela primeira vez em 2010. Primeiramente englobou cerca de 50 grandes empresas, mas desde então já foi adotado por empresas de todos os portes e de todo o Brasil.

Tenho uma loja física ou virtual. Como posso vender mais?

Caso saiba aproveitar, esta data pode ser uma boa oportunidade de sua loja vender mais e ter um lucro não esperado pelo menos para uma sexta feira normal ou até mesmo uma oportunidade para queimar todo aquele estoque encalhado.

Segue algumas dicas úteis para vender mais nesta data:

  • Planeje com antecedência. Mesmo que esteja lendo isso em uma Black Friday pode ser que ainda de tempo de trazer algum resultado, mas, o ideal é fazer o planejamento com antecedência. Algumas empresas realizam até mesmo um esquenta Black Friday, já com promoções dias antes da data. O ideal é avisar seus clientes de alguma forma pelo menos um dia antes da data E/ou, durante a data, o mais cedo possível.

 

  • A forma de avisar é muito importante. Dependendo da campanha, pode trazer pouco ou nenhum resultado. Por exemplo, para uma loja virtual, tentar comprar cliques para o termo “Black Friday” pode ser desperdício, visto que, o preço pode estar alto demais. É preciso analisar caso a caso. Para uma loja física, distribuir panfletos e colocar avisos no próprio estabelecimento podem ser boas alternativas. No caso de lojas virtuais, boas opções podem ser enviar e-mails (cuidado com as palavras para não cair nas caixas de spam), divulgar nas redes sociais e no próprio site.

 

  • Não anuncie promoções falsas. Além de poder trazer problemas futuros, um cliente que já conhecia seus preços e descobre que o desconto é real tem muito mais chances de comprar. Caso o preço já seja justo demais, poderá oferecer algum serviço, benefício ou até um brinde para diferenciar.

 

Apesar de alguns ainda “torcerem o nariz” para a data por questões ideológicas, aproveitar toda o clima e sentimento de compra despertado pelas grandes empresas pode ser uma opção para impulsionar suas vendas de alguma forma.

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12 dicas de SEO para sua loja virtual subir de posição no Google

Aproveitem e sigam estas preciosas dicas de SEO para fazer sua loja virtual subir nas buscas do Google e outros motores de busca.

Caso siga estas dicas de SEO, sua loja terá muito mais chances de ficar bem posicionada no Google. Elas foram elaboradas por nossa equipe com cerca de 10 anos de experiência em e-commerce e baseadas na análise do desempenho nas vendas de mais de 4800 (quatro mil e oitocentas) lojas virtuais presentes em nosso shopping virtual. Diversas empresas ou mesmo pessoas físicas/vendedores de produtos na internet, depois de algum tempo pagando altas taxas de anúncios e comissões, acabam descobrindo as diversas vantagens de criar uma loja virtual própria, mas, também descobrem que não basta criar uma loja e deixá-la bonita, bem configurada. É preciso divulgá-la. Isso mesmo, divulgar para ser mais divulgado. Grande parte das pequenas e médias empresas que vendem pela internet, já perceberam que, em vez de gastar com taxas de anúncio e comissões em Marketplaces como o Mercado Livre, CNOVA, Submarino, etc, é mais vantajoso investir na divulgação da loja virtual própria, pois, o retorno (não somente financeiro) costuma ser muito maior. Sem contar o fato de passar mais profissionalismo e promover a marca própria. Nossas lojas são integradas com Marketplaces e claro que é muito mais cômodo somente anunciar e esperar vender, mas, tudo tem um preço e o preço, neste caso, vai além da comissão, pois, a loja será só mais uma entre várias e não terá o benefício de ter um nome, uma identidade, uma marca que, quem conhece, confia e recomenda, o que pode trazer clientes de fontes diferentes.

Além de divulgações pagas, também há diversas formas gratuitas de divulgar sua loja virtual/empresa.  Uma delas é o resultado da busca em sites de pesquisa, como o Google, as chamadas buscas orgânicas, que será o nosso foco. Neste artigo daremos preciosas dicas sobre como melhorar o posicionamento de sua loja na internet e/ou produtos aparecerem com boa colocação nos resultados das buscas orgânicas. Caso precise de dicas mais completas e genéricas para vender mais, por favor, confira nosso artigo que fala sobre como alavancar as vendas na internet. As dicas são baseadas nas recomendações do próprio Google, pesquisas, testes e análise das lojas que vendem mais. Apesar de o texto focar no Google (o mais utilizado), as dicas também servem para outros motores de busca, como o Bing e Yahoo. Caso já possua uma loja virtual, confira as dicas, que estão em ordem de importância/relevância, para melhorar a posição no Google:

1. Divulgue sua loja virtual, suba nas buscas e venda mais.

Esta dica parece óbvia, mas, quanto mais popular for sua loja, melhor posicionada ela será. Vídeos no Youtube, popularidade em redes sociais e até mesmo propagandas pagas podem fazer seu site subir nas pesquisas (buscas orgânicas).

Diagrama de backlinks

Backlinks

– Backlinks. Quanto mais existir links na internet que apontam para sua loja, melhor posicionada ela ficará nas buscas, pois, significa que ela é popular. Esta dica já é antiga, mas, ainda bastante válida e considerada. O que mudou é apenas a consideração da qualidade dos links, ou seja, hoje, links em bons sites tem muito mais valor que links em sites com pouco conteúdo e sites novos. Cuidado, pois, hoje, alguns backlinks podem até atrapalhar no ranqueamento de seu site, como links em sites de troca de links, usados somente para esta finalidade, a de aumentar o número de backlinks. O Google penaliza lojas que fazem cadastro em sites de troca de links. O ideal é ter links para sua loja em sites com o mesmo assunto ou textos relacionados aos seus produtos. Quanto melhor é o site que divulga seu link, melhor é o ranqueamento e a autoridade do domínio divulgado.

-Mas, como conseguir bons backlinks?

Há diversas formas diferentes. Em nosso shopping virtual, todos os produtos de todas as lojas são automaticamente divulgados, criando backlinks, mas, nem sempre isso é suficiente. Para um distribuidor, por exemplo, pode solicitar ao fabricante que coloque um link no site dele, dentro de uma parte do site de fabricantes comumente chamada “Distribuidores oficiais”. Para alguém que vende roupas, pode ser interessante conseguir um link em um blog que fale sobre o assunto, por exemplo (roupas para bebê, militares, esportes, etc). Se o link estiver em algum local com assunto relacionado ao produto, trará melhores resultados. Uma dica é fazer uma pesquisa sobre assuntos relacionados a seu produto, ver os principais resultados e entrar em contato solicitando a indicação e inclusão do link. Existem muitos blogs e sites são especializados nisso. Eles falam um pouco sobre o assunto (como se fosse opinião neutra) e depois recomendam o produto ou indicam a loja, informando o seu link/url. Mesmo empresas grandes, em sites conhecidos, que falam bem ou mal sobre um carro, um celular ou determinado produto, frequentemente recebem para dizer o que dizem.

2. Utilize textos únicos no título dos anúncios.

Sabemos que é difícil, mas, devemos tentar ao máximo diferenciar o título do produto. Uma dica para saber se o título já existe, é procurar entre aspas no Google. O título deve conter as palavras que podem ser digitadas no campo de busca quando alguém estiver procurando por seu produto. Tente deixar o título do produto o mais específico possível. Se o mesmo título já existir em outro site, muito provavelmente o anúncio mais antigo ficará na frente no resultado das buscas.

3. Unboxing.

Esta é uma dica muito interessante, que pode trazer ótimos resultados. Unboxing, nada mais é do que um vídeo mostrando um produto novo, na caixa, sendo desembrulhado. Desde pelo menos o ano de 2013 esta prática vem crescendo em ritmo acelerando devido ao grande número de views que estes vídeos podem alcançar. Fazer um vídeo sobre seus produtos, tirando-os da caixa e/ou sacola, mostrando e comentando as características visuais, em alguns casos, mostrando o funcionamento deles, pode fazer com que seus produtos sejam bastante acessados. É impossível prometer alta quantidade de vendas, mas, fazer pelo menos um vídeo de cada produto da loja pode ajudar e muito. No vídeo é importante escolher bem o título dele, colocando palavras-chave que os prováveis interessados em seu produto poderiam digitar no campo de busca e, principalmente, um título que desperta a curiosidade de assistir. Ainda no título do vídeo, colocar o modelo do produto é muito importante. Em alguns casos, também pode ser interessante adicionar a palavra unboxing ou mesmo “desembrulhando” no título do vídeo. Também é importante colocar o link para seu produto no vídeo e/ou descrição dele. Além dos clientes diretos que podem assistir ao vídeo e depois ir para a página de seu produto, também é uma fonte de backlinks (mesmo com “nofollow”).

4. Utilize textos exclusivos e tags HTML na descrição.

Assim como no título dos produtos, é extremamente importante não utilizar textos copiados da internet para a descrição, pois, em vez de alavancar o site, um texto copiado e sem referências ao autor (plágio), além de ficar posicionado atrás dos textos mais antigos (geralmente nas últimas páginas) pode impactar de forma bastante negativa no posicionamento. Recomendamos a utilização de textos completos, que contêm as palavras chave cujo potencial cliente pode digitar quando estiver procurando o que você anuncia e, o mais importante, com textos exclusivos de quem anuncia. No caso da descrição, como ela geralmente é mais longa que o título (recomendável) se ela tiver um tamanho razoável e for escrita pelo próprio anunciante, dificilmente existirá uma igual na internet e não há motivos para pesquisar procurando iguais. Utilize recursos como negrito, itálico e sublinhado para destacar as palavras que considera importantes no texto.

5. Boa categorização dos produtos de sua loja.

As categorias/departamentos são extremamente importantes para uma boa indexação de sua loja. Alguns sites de e-commerce, em vez de divulgar determinado produto, divulgam o link para determinada categoria. Utilize nomes de categorias iguais ao que potenciais clientes provavelmente digitarão no campo de busca quando estiverem procurando seus produtos.

Deixe seus produtos bem categorizados

Resultados apontando para categoria.

É recomendável realizar um planejamento da estrutura de categorias de suas lojas e quais produtos serão inseridos dentro delas. Caso sua categoria seja bem divulgada, realmente possua produtos relacionados e tenha um bom nome, provavelmente, bons resultados virão.

6. Não utilizar imagens que já existem na internet.

Apesar de nosso sistema transformar as imagens utilizadas no anúncio dos produtos, o Google, em alguns casos, pode conseguir identificar que a imagem foi copiada e dar preferência ao site que possui a imagem mais antiga. Recomendamos que, mesmo se decidir utilizar imagens com direitos autorais livres ou que permitem a utilização, realize modificações/personalizações nas imagens com algum editor para que ela seja única.

7. Fugir da concorrência ou bater de frente.

Primeiramente: conheça seus concorrentes. Sim, sabemos que é bastante difícil competir com os grandes, porém, caso seu produto seja bastante comum, como celulares, será preciso enfrentar os grandes. Neste caso, utilizar a criatividade na divulgação é muito útil. Por exemplo, fazer vídeos no Youtube (ver unboxing) apresentando seu produto e, caso possua um estoque grande de determinado modelo, invista na promoção e divulgação do modelo. Por exemplo, divulgar no Facebook  um texto falando do modelo XYZ, explicando funcionalidades, destacando a palavra “XYZ” e dando ênfase para ela, tornando o modelo ou característica específica do produto (ex: firmware atualizado) sua palavra chave principal. É possível divulgar, por exemplo, alguma forma de contornar um problema conhecido do modelo, para que pessoas realizem perguntas. Não esqueça de colocar o link para seu produto (já com o problema solucionado ou não). Todos sabemos que, caso seus produtos sejam únicos ou a concorrência seja baixa, tudo se torna mais fácil. A tarefa de brigar com a concorrência desleal dos grandes e deixar o link para sua loja na frente de sites como o Mercado Livre nas buscas orgânicas, pode ser mais trabalhoso e menos rentável do que criar um grupo no facebook e investir nele, deixando sempre ativo, com atividades constantes, respondendo perguntas e atraindo novos clientes. Muitas vezes as vendas podem vir majoritariamente de grupos no whatsapp ou facebook. A divulgação em grupos do whatsapp pode trazer bons resultados diretamente, mas, não vai influenciar muito nas buscas orgânicas. Influenciará somente pelo fato de que quanto mais popular for sua loja, melhor posicionada ela será. Já no caso do facebook, mesmo se preocupando somente com os compradores diretos (aqueles que visualizam a publicação e vão para a loja comprar) o Google também registra a atividade na rede social e pontua na classificação/posicionamento (ranqueamento) da loja, melhorando também a autoridade do domínio. A autoridade do domínio é muito mais importante que configurações internas da loja, como tags e outras configurações e está diretamente relacionada com divulgação do domínio.

8. Encontrar as melhores palavras-chave

O segredo para escolher a melhor palavra-chave para você divulgar, é encontrar a palavra relacionada ao seu produto que é mais buscada e que possui menor concorrência. Não estamos falando somente da meta tag chamada keywords. As palavras chave utilizadas na tag keywords já não são mais tão consideradas. Hoje, as palavras chave devem ser utilizadas no nome do produto, nome da categoria e descrição. O próprio Google disponibiliza uma ferramenta que pode ajudar no planejamento de palavras-chave. Palavras com bastante concorrência também devem ser analisadas, porém, as que possuem concorrência menor, podem trazer melhores resultados. Utilizar tags de negrito (<b>), itálico (<i>), sublinhado, entre outras como <h4> ou <h3> (nos subtítulos) para destacar suas palavras chave podem ajudar bastante, porém, a configuração interna da loja é importante e pode estar perfeita, mas, sem divulgação (mais importante), muito pouco irá adiantar.

9. Não exagere nas palavras-chave

É recomendável que a quantidade de palavras chave em seu texto não represente mais do que 4% do total de palavras. Caso as palavras sejam repetidas de forma exagerada, sua loja poderá ser punida e cair nos resultados das buscas. Também é importante não utilizar apenas as palavras exatas, lembrando que, mesmo utilizando variações para as mesmas palavras chave, elas são contabilizadas e de maneira alguma não podem representar mais do que 5% do total de palavras do total. Por exemplo, se uma palavra já faz parte do título do produto e da categoria, não repita propositalmente várias vezes a mesma palavra na descrição do anúncio, pois, ele poderá ser penalizado.

10. Adicionar vídeos aos anúncios de produtos

Caso sua loja virtual esteja em nossa plataforma, basta informar o link/url do vídeo no momento do cadastro do produto, para o vídeo que criou. Vídeos também podem ser colocados em outras páginas da loja, para melhorar o posicionamento delas. Ao criar um vídeo, lembre-se de colocar referência (link) para seu produto ou categoria. Além de melhorar o SEO do anúncio, vídeos como os do Youtube possuem bom posicionamento nas buscas orgânicas, além de aparecerem nas buscas do próprio site de vídeos (como o youtube), o que torna-se outra forma de divulgação. O conteúdo do vídeo pode ser variado. Geralmente é um vídeo explicando sobre o produto, mas há várias opções que só dependem da criatividade. Uma das melhores opções são vídeos de “faça você mesmo” no qual o título diz: “Como solucionar…”, “Como fazer…”, “Como configurar…”, “Faça seu próprio…”, “Você mesmo pode…”, etc, oferecendo conhecimentos técnicos que permitem a quem está vendo o vídeo fazer algo sozinho, mas, que precisa comprar seu produto para realizar a tarefa. Nem sempre é simples produzir vídeos para determinados tipos de produtos e alguns exigem bastante criatividade. Na dúvida, caso esteja sem ideias, ler sobre o unboxing, que serve para praticamente qualquer produto físico. Não serve para venda de serviços, mas, fazer um vídeo para propaganda de serviços, geralmente, é mais simples. É importante despertar a curiosidade do cliente no título e colocar as devidas palavras chave, para que o vídeo leve o cliente ao seu produto (não esquecer dos links para ele), mas, colocar o vídeo na própria página do anúncio/produto também é importante, pois, pode convencer um cliente que chegou ao anúncio de uma forma diferente (que não foi pelo vídeo) e induzi-lo à compra depois de assistir ao vídeo que está no corpo do anúncio.

11. Apostar em palavras-chave longas

Palavra-chave longa não é uma palavra com diversas letras, mas, sim, uma frase com 3 ou mais palavras. Por exemplo, caso sua loja venda acessórios para celular, pode ser mais interessante investir na divulgação de “Carregador portátil para celular” do que simplesmente “Carregador de celular” ou “Carregador portátil” quando for criar uma loja virtual, descrever seus produtos ou ainda criar uma campanha de divulgação na internet (ver item 1). Para saber quais são as palavras chave mais buscadas, o dono da loja pode utilizar o Google trends. Ele não mostra a quantidade de buscas de cada termo, mas, dá pra comparar frases e saber qual delas é mais procurada.

12. Foco em um produto ou categoria de sua loja

Manter o foco forte na divulgação de seu principal produto ou categoria, pode trazer melhores resultados que divulgar todos os produtos. Caso os demais produtos sejam relacionados com o principal, esta estratégia pode ser ainda melhor. Ao focar em um produto, pode ser mais fácil vender 10 unidades do mesmo produto e alguns relacionados à ele do que uma unidade de cada produto diferente.

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Qual é melhor? PagSeguro, Bcash, Paypal ou Moip?

Os intermediadores de pagamento são utilizados principalmente por pequenas e médias empresas que possuem lojas virtuais, por trazerem algumas vantagens sobre as integrações diretas com as empresas de cartão ou gateways. Para explicar os benefícios, podemos citar:

  1. Possibilidade de que lojas virtuais disponibilizem formas variadas de pagamentos sem a necessidade de diversas filiações.
  2. Burocracia reduzida.
  3. Eliminação da necessidade de contratar empresas de análise de risco.
  4. Maior capital de giro, visto que o pagamento, mesmo que parcelado, é liberado integralmente em cerca 14 dias, frente ao recebimento parcelado após 30 dias da integração direta.
  5. Contornar parcialmente o problema que as empresas que ainda não possuem um nome conhecido enfrentam para passar segurança e confiança aos compradores, pois, eles sabem que, ao utilizar um intermediador, poderão contestar o pagamento caso não recebam o produto/serviço.

Sobre as desvantagens, a principal é a porcentagem sobre vendas, que fica em torno de 1% a 2% mais caras, porém, como na integração direta as taxas são negociadas com base no ramo de atividade e quantidade de vendas, na conta final, a menos que sua loja possua um volume realmente grande de vendas, a utilização de um intermediador é mais vantajosa, ou seja, a integração direta só vale à pena para lojas com quantidade grande de vendas.

Caso possua uma loja que ainda está começando e/ou ainda não possui volume grande de vendas e já esteja decidido em utilizar um intermediador, veja uma comparação entre os principais:

Logo do Pagseguro

Pagseguro

PagSeguro: O PagSeguro é um intermediador de pagamento que oferece todo o suporte necessário para os brasileiros, atualmente não só tornando-se um método online, mas expandindo seus serviços para atender empresas físicas, com a venda de uma máquina para leitura de cartão de crédito e débito.

Vantagens: Cadastro em alguns minutos, elimina burocracia para recebimento do vendedor e aceita todas as principais formas de pagamento (boleto bancário, cartão de crédito para parcelamento, etc.)

Desvantagens: Prazo de liberação do valor em 14 dias.

Taxas: Para vendas pela internet, por transação, há taxa de 4,99% para recebimento em 14 dias ou 3,99% em 30 dias + R$0,40. Para saques, o primeiro saque do dia é gratuito, do segundo em diante é cobrada taxa de R$3,50.

Logo do Bcash (antigo Pagamento Digital)

Bcash (antigo Pagamento Digital)

Bcash: O Bcash (antigo Pagamento Digital) oferece uma solução para pagamento rápido e fácil, sendo utilizado em e-commerce e blogs e alcançando o crescimento e sucesso gradualmente, pois muitos ainda não possuem conhecimento do serviço. É da empresa Buscapé.

Vantagens: Oferece condições especiais para anúncios no Buscapé e aceita diversos métodos de pagamento, disponibilizando segurança aos consumidores.

Desvantagens: É pouco divulgado e necessita de 14 dias para liberação do dinheiro ao vendedor.

Taxas: A tarifa cobrada para todos os serviços é de 4,95%, com exceção da taxa para saque que é de R$2,50 para saques com valores inferiores a R$ 250,00.

Logo do Paypal

PayPal

Paypal: A chegada do Paypal ao Brasil deu-se pela necessidade que muitos compradores encontravam para realização de compras no exterior, permitindo adquirir produtos e serviços de sites estrangeiros, principalmente com suporte direto ao Ebay. Foi um dos primeiros a atuar no mercado brasileiro.

Vantagens: É um dos meios mais rápidos e seguros de comprar no exterior pela internet. O consumidor pode tirar suas dúvidas rapidamente, além de possuir uma política de fácil entendimento.

Desvantagens: Altas taxas cobradas, podendo inviabilizar o uso de vendedores brasileiros. Alguns utilizadores apresentam problemas burocráticos e demora com o cadastramento de contas correntes e cartões e crédito do Brasil por conta da plataforma criada no exterior.

Taxas: A tarifa é uma das mais altas. Para boleto e cartão de crédito é cobrado o valor de 6,4% sobre o valor da venda mais a taxa de recebimento por transação, que é de R$0,60.

Logo do Moip

Moip

Moip: O Moip é um gateway de pagamento adquirido pelo IG, inserindo diversas funcionalidades para os usuários e possibilidades de compra para os usuários, filiando-se a muitas lojas como o principal método para aquisição de produtos e serviços.

Vantagens: Aceita pagamentos online e offline e assegura o recebimento do produto ao comprador e o dinheiro ao vendedor. Apresenta flexibilidade quanto aos métodos disponíveis aos consumidores.

Desvantagens: O site pode mostrar-se pouco confuso para muitos consumidores, além de possuir altas taxas de cartão de crédito que podem ser desfavoráveis. O atendimento para sanar dúvidas é demorado.

Taxas: Para boleto bancário, a taxa cobrada é de 2,90%, enquanto para cartão de crédito aumenta para 7,40%. Ainda há a taxa para recebimento por transação que é de R$0,39.

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Programa de afiliados, indique e ganhe dinheiro online

Conheça como funciona o programa de afiliados do Encomendador Shopping virtual que traz renda fixa e recorrente. É muito simples, basta indicar clientes e ganhar a comissão pela indicação.

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Ganhe 10% sobre o valor total da venda de forma simples e descomplicada, o comprador pagou, você ganhou!

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Basta divulgar nosso inovador sistema de criação de lojas virtuais e/ou nosso shopping virtual.

Utilize seu blog, website, Youtube ou até mesmo sua conta no Facebook para ganhar dinheiro e gerar uma renda extra, trabalhando em casa.

O pagamento da comissão é feito de forma automática, pago diretamente em sua conta e ficará disponível para saque em 15 dias. Para isso é necessário que tenha uma conta no Bcash e Pagseguro e configure o email das contas em nosso sistema. Será por elas que receberá seus pagamentos, podendo resgatar para sua conta corrente ou utilizar da forma que desejar.

Como funciona o programa de afiliados

Para participar, basta cadastrar-se no site do Encomendador e acessar o menu “indicações”, para visualizar seu link de identificação. É através deste link que saberemos que a indicação foi feita por você.

Cada vez que alguém clicar neste link, seu ID já ficará armazenado. O lojista poderá continuar navegando por outras páginas, mas, basta ele realizar o cadastro que já aparecerá em seu painel de controle. Assim que o cliente assinar um plano, sua comissão será gerada.

Para facilitar, divulgue seu link usando um dos modelos de divulgação disponível na página de afiliados. Há modelos para blogs, micro blogs, redes sociais e emails.

Você também ganha na renovação do plano

afiliados

Sim! tanto na contratação, quanto na renovação, seja o plano mensal, trimestral, semestral ou anual. A comissão será gerada para todo pagamento feito pelo cliente indicado.  Toda vez que algum lojista que você indicou renovar o plano, você receberá novamente a comissão.

Veja aqui nossos planos!

Monitoramento dos links

Nosso sistema faz, de forma automatizada, o monitoramento dos links divulgados. Usuários que estiverem divulgando o link com informações falsas, propaganda enganosa, ou qualquer atividade que julguemos imprópria, serão banidos da plataforma e não receberão a comissão. Também não será paga comissão para quem indicar a si próprio, mesmo que sejam utilizados diferentes dados cadastrais.

Banners para divulgação

Insira o código em sua página e aguarde os pagamentos!

ATENÇÃO! cadastre-se para receber seu código de identificação (ID).

 

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Dúvidas sobre o programa de afiliados? Contate-nos.

Encomendador.com – Shopping Virtual

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Converter carrinhos abandonados de sua loja, em vendas

Aproximadamente 66% dos consumidores abandonam suas compras após adicionar os produtos no carrinho de compra. Qual o motivo disso?carrinhos abandonados

É muito provável que você também já tenha feito isso. É muito comum abandonar um carrinho cheio quando se deseja apenas simular alguma condição, como por exemplo, um desconto, valor do frete ou valor total da compra.

Para tentar reduzir essa taxa de desistência e entender o porque seus clientes estão abandonando o carrinho, há alguns pontos a serem analisados.

 

Quanto realmente custa o produto

Deixe bem claro na descrição do seu produto, qual o valor final que o consumidor irá pagar. Inclua um calculador de frete, eventuais custos com seguro, etc.

 

Distraçõesdistrações - redes sociais

Muitas vezes o comprador abandona o carrinho porque se distrai com outras atividades e acaba esquecendo de finalizar a compra.

 

Frete muito caro

Veja se suas configurações de frete estão corretas, se o peso de seu produto é o peso real, pois, muitas vezes o custo de envio se torna inviável para seu cliente.

 

Simulação do valor finalsimulação de compra

O consumidor pode estar apenas simulando a compra em sua loja e em outras ao mesmo tempo, para que possa comparar o valor final e os prazos de entrega.

 

Falta de segurança no pagamento

Se a sua loja ainda é pouco conhecida, um dos motivos da desistência pode ser a desconfiança. Será que vou receber o produto? Será que a loja é real? Alguém já comprou nessa loja?

Coloque em sua loja referências, como por exemplo plugins de redes sociais, os dados de sua empresa e opte por receber pagamentos através de gateways como Pagseguro, Bcash e Paypal.

Como recuperar este cliente?

Em nossa plataforma possuímos o recurso “carrinhos abandonados”, que grava essas tentativas de compra e possibilita que o lojista detecte os principais pontos que estão levando seus clientes a abandonarem o carrinho.
Se o cliente possuir um cadastro na loja, ainda é possível que o lojista entre em contato com ele e tente converter esse abandono do carrinho em venda real.

Além disso, se o processo de compra não foi finalizado, o carrinho de seu cliente continuará cheio! Assim que ele acessar sua conta na loja, poderá de imediato concluir a compra que iniciou.

Este recurso está disponível para assinantes de todos os planos, inclusive o gratuito.

 

 

Procurando uma loja virtual profissional?

Confira nossos planos: encomendador.com/planos

Em breve mais artigos relacionados à nossa plataforma e relacionados a e-commerce.

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Como atrair clientes através de descontos

A estratégia de atrair clientes através de descontos pode ser muito bem sucedida, desde que, você tome cuidado em alguns pontos. Como oferecer? Quando oferecer? É realmente um desconto?

Ofereça descontos reais!Ofereça descontos para atrair clientes

Quando o consumidor busca por algum produto na Internet, dificilmente ele compra o primeiro que encontra. Quando ele chegar até seu produto promocional, ele certamente irá comparar este desconto, condições, prazo de entrega, em outros sites que vendam esse mesmo produto. Se o desconto de sua loja não for real, ele irá perceber, sua loja perderá a chance de vender e também a credibilidade com este cliente.
Ofereça um desconto real, baseado nos valores atuais do mercado, não tente enganar seu cliente.

Escolha bem o(s) produto(s).

Não adianta oferecer desconto em um produto que não seja procurado por seus clientes. Estude bem as características de seu público, para que sua estratégia de venda com desconto seja bem sucedida.

Direcione sua publicidade para sua promoção.Atrair clientes, meios de pagamento

Crie suas campanhas publicitárias com base nos produtos em desconto, dessa forma, o seu público já entrará em seu e-commerce sabendo da promoção e dos preços de seus produtos.

Qual a melhor época para oferecer promoções?

Isso será de acordo com o que sua loja vende e também, de acordo com seu público alvo. Por exemplo, uma promoção no dia dos pais, de camisetas personalizadas de uma estamparia, possivelmente trará mais resultados do que uma campanha de jogos eletrônicos.
Promoções de itens sazonais, que estão em alta no mercado em determinada época do ano, também possuem uma boa chance de sucesso.

Promoção baseada no meio de pagamentoAtrair clientes, meios de pagamento

Todos os lojistas devem saber que pagamentos à vista, em dinheiro ou depósito bancário, incidem menos taxas do que pagamentos por cartão de crédito, parcelado, entre outros.
Oferecer um desconto para quem pagar à vista, combinado com frete grátis em compras superiores a determinado valor, com certeza será um diferencial para sua loja.

Descontos exclusivos para compras reincidentes

Crie uma campanha exclusiva para aquele cliente que já comprou em sua loja. Envie um cupom de desconto por email, insira um banner promocional em sua loja, que possivelmente motivará muitos que já compraram a comprar novamente.

 

Sempre cumpra com o oferecido em suas promoções e tome muito cuidado para não oferecer o que não pode entregar, pois, além de perder a confiança de seu cliente, poderá ter problemas mais sérios.

Sucesso!

 

 

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Dicas para sua loja virtual vender mais | Sucesso de vendas

Neste artigo iremos apresentar algumas dicas para ter uma boa loja e obter melhores resultados em suas vendas.

Criar uma loja, seja ela gratuita ou profissional e esquecê-la achando que irá vender sozinha, não funciona. Esse comportamento é muito comum a iniciantes que possuem anúncios em sites de venda, classificados e afins. Não se esqueça que, vender seu produto é a função desses sites, eles são pagos para isso! Com a sua loja você é quem fará a função desses sites de vendas, portanto é necessário um mínimo de planejamento para que sua loja virtual cresça e passe a vender mais.

O planejamento

Se quer levar seu negócio a sério, você precisará de um planejamento sobre ele. Se o seu

Começar loja virtual

Faça o planejamento de sua loja virtual

produto já está inserido no mercado, com um público alvo já definido, sólido, a próxima etapa é

saber como trazer esse público que já está acostumado a comprar seu produto em sites de

venda, para sua própria loja.

Precisa saber também como irá entregar esse produto, garantia, formas de pagamento, como irá passar a mesma confiança que os sites de vendas já passam a seu cliente e como irá trazer mais clientes para sua loja.

Comece a trazer seus clientes atuais para sua loja virtual!

A cada venda, seja em sua loja física, ou anúncio em sites de venda, traga seus compradores para sua loja virtual. Envie um cartão de visita junto com seu produto, com email e endereço de sua loja virtual, utilize o email com o domínio de sua loja para comunicar-se com seus clientes, insira o link de sua loja e telefone no rodapé dos emails e peça para que o comprador cadastre-se em sua loja para “finalizar o processo de compra” ou para “receber novidades” e envie emails semanais (cuidado com a frequência dos emails) para que o comprador não se esqueça de sua loja e volte a comprar com você.

Comunique-se com seu cliente

Comunique-se com seu cliente

Comunique-se com seu cliente

A comunicação é essencial, responda com rapidez e profissionalismo às perguntas feitas por

interessados em seu produto, estabeleça uma comunicação pós-venda e dê o suporte necessário para que seu cliente fique satisfeito e volte a comprar em sua loja.

Fidelize o seu cliente

A fidelização do cliente depende de uma combinação de fatores. Se tudo ocorreu bem durante a venda e pós venda, seu cliente estará mais propenso a comprar novamente, mas, para isso, não o deixe esquecer que sua loja existe.

Divulgue a sua loja

Crie banners promocionais para inseri-los em anúncios de links patrocinados, folders, revistas, parcerias e divulgação na internet e reserve parte de seu orçamento para a divulgação de sua loja.

Faça um plano de marketing que caiba nesse orçamento, execute-o e compare o retorno para que possa direcionar melhor sua divulgação e obter um melhor desempenho.

Configuração da loja virtual

Essa etapa é muito importante, ela definirá a quantidade e qualidade de acessos que sua

Configuração loja virtual

loja terá, se os visitantes ficarão ou não satisfeitos com o conteúdo e aparência da loja,

definirão se sua loja é confiável para só assim realizar uma

compra.

Para sua loja virtual vender mais,  mantenha-a sempre atualizada! Lembre-se que, loja parada não

vende.

Aparência da loja

Configure todas as página de sua loja virtual, quanto mais informações inserir, melhor! Coloque um logotipo, banners, textos e deixe sua loja apresentável para passar mais confiança a seu cliente.

Ainda não tem logotipo e banners? Clique aqui e peça o seu.

A escolha do visual

Escolha o visual que mais se adequa ao tipo de produto oferecido e aos seus banners e logotipo.

Preenchimento do anúncio

Preencha completamente seu anúncio, informando todos os detalhes de seu produto para que não restem dúvidas ao comprador. Insira informações sobre o frete, prazos, condições de pagamento e principalmente sobre garantia!

Formas de pagamento e envio

Os intermediadores (gateways) de pagamento, são excelentes opções para sua loja, principalmente por permitirem que seu cliente pague com cartão de crédito. As taxas cobradas variam de um para o outro, mas, dificilmente passam dos 6% para pagamentos com cartão Frete - loja virtualde crédito e pouco menos para pagamento com boleto e débito online.

O envio do produto deve ser feito de uma forma segura e rápida. Procure por opções que mais se adequam ao seu produto, como Transportadora, Motoboy, entre outras.

A embalagem do produto é importante tanto para manter sua integridade, quanto para o impacto visual que causará em seu cliente quando ele o receber.

 

 

Lembre-se! O sucesso de sua loja depende de seu esforço em divulgá-la e deixá-la bem apresentável. Divulgue-a em redes sociais, emails de seus clientes, blogs… que bons resultados virão.

Veja nossos vídeos:

Como criar uma loja virtual profissional completa

Criar sua loja virtual em 5 minutos

Nossos planos: encomendador.com/planos

Em breve mais artigos relacionados à nossa plataforma e relacionados ao e-commerce.

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Criar loja virtual gratuita com meios de pagamento (Pagseguro, Paypal e Bcash).

O comércio eletrônico (e-commerce) no Brasil, é um mercado em constante expansão. Cada vez mais compradores preferem o meio virtual ao meio físico, devido sua praticidade. Quem ainda não se adaptou a esse novo nicho de mercado, pode perder boas oportunidades. Por esse motivo, é cada vez mais importante que lojas físicas, criem também sua loja virtual.

Atuar nesse mercado virtual, não é apenas criar um site ou página de produtos e tentar vendê-los. O e-commerce é um negócio que devido a grande competitividade exige um profissionalismo ainda maior.

Na plataforma Encomendador.com, possuímos ferramentas para tornar a sua loja mais profissional e competitiva.

Veja algumas ferramentas que estão inclusas em nosso sistema:

Possibilidade de criar uma loja virtual gratuita.

Não oferecemos apenas alguns dias gratuitos para teste, mas oferecemos a oportunidade de criar uma loja 100% gratuita e sem prazo determinado.

Em nossa plataforma, é possível criar a loja e cadastrar os anúncios gratuitamente, sem limites para cadastro de produtos . Quando o anunciante desejar mudar para uma loja profissional, não precisará recadastrar os anúncios e nem refazer as configurações da loja.

Integração com gateways de pagamento.

Pagseguro, Bcash, Paypal

Os gateways de pagamento fornecem um meio seguro para que seus clientes paguem pela

compra. Nosso sistema possui integração com Pagseguro, Bcash e Paypal.

Os gateways são grandes facilitadores, pois todos  oferecem as opções de pagamento por transferência  eletrônica, boleto e cartão de crédito, abrindo uma janela de oportunidades para que suas vendas sejam bem sucedidas. As taxas cobradas por transação estão entre 1,5% até 6,5% e são descontadas diretamente pelos gateways no momento da transação. O Encomendador não cobra tarifas por vendas.

Configuração automática do calculador de frete.

Como a maioria dos vendedores adotam os Correios como sua transportadora, por padrão o calculador de frete está configurado para calcular de acordo com o site dos Correios. Basta informar o peso do produto na criação do anúncio e o calculador de frete já estará configurado e aparecendo na página de seu anúncio.

Além disso, também é possível criar a sua própria tabela de frete, com os valores que desejar, conceder desconto para compradores que adquirirem um determinado número de produtos de sua loja, frete grátis, entre outros.

Poder usar um domínio próprio.

O domínio nada mais é que o nome de seu site. Por exemplo, nosso domínio é www.encomendador.com, e dentro desse domínio, estão as páginas de nosso site.

São poucas as plataformas que permitem que o vendedor utilize um domínio próprio. A criação de um domínio é muito importante, pois é através dele que sua marca, o nome de sua empresa, começa a ficar conhecido no meio virtual. Um nome de domínio tem que ser intuitivo, relacionado à sua empresa e ao seu negócio.

Nós incluímos domínios gratuitos em nossos planos Profissionais. Cada plano tem direito a um domínio e o nome é escolhido no momento da aquisição do plano.

Um exemplo de uma loja com domínio próprio é a Gimports (www.alangarcia.com.br).

Comunicação com compradores e visitantes de sua loja.

Permitimos a troca de mensagens diretamente entre visitantes/compradores e anunciantes. toda boneco2negociação pode ser combinada antecipadamente, inclusive o meio de pagamento, que não precisa ser necessariamente por intermédio de um gateway.

O contato com seu potencial comprador é extremamente importante. Deve-se trabalhar tanto o contato direto (email, telefone…), quanto o indireto, que são as informações detalhadas sobre seu produto ou serviço. Se todas as informações que o comprador desejar estiverem descritas detalhadamente em seu anúncio, dificilmente ele sentirá a necessidade de entrar em contato, pois suas dúvidas já estarão esclarecidas.

Nos planos profissionais, é possível integrar sua página do Facebook, para que possa obter “likes” diretamente da página de sua loja ou de seu anúncio.

Ferramentas de controle de estoque e vendas.

Disponibilizamos ferramentas de controle de estoque, vendas, número de visitantes que cada anúncio recebeu, pagamentos pendentes, realizados e cancelados. Essas ferramentas estão disponíveis a todos anunciantes, inclusive do plano gratuito.

Ótima relação custo / benefício.

Para quem já realizou orçamentos com empresas especializadas em criação de sites, provavelmente sentiu-se desencorajado em prosseguir na criação de sua loja virtual. O trabalho para a criação de uma loja, justifica o alto valor praticado por empresas neste ramo.

Após pagar e receber sua loja, o lojista deve arcar com custos de hospedagem, que varia de acordo com a robustez do plano contratado. Planos mais básicos, custam em média R$15,00 mensais e logo que a loja começa a receber demasiadas visitas, este valor tende a subir para suprir a demanda dos acessos.

No Encomendador é diferente, você não precisa pagar hospedagem e claro, não precisa pagar valores exorbitantes para que sua loja seja criada. Com uma média mensal de R$9,90 já é possível ter sua loja profissional criada, hospedada e com domínio próprio registrado.

Veja nosso vídeo Como criar uma loja virtual profissional completa

Nosso planos: www.encomendador.com/planos

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