Como saber qual é seu público-alvo?

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A escolha público-alvo é um dos fatores mais importante para que sua empresa possa engrenar no mercado, afinal, a mercadoria e o segmento da marca devem estar alinhados com as preferências do consumidor,

Para saber qual é seu público-alvo é necessário que busque informações mais aprofundadas, inclusive de seus concorrentes, além de ir a campo para observar os perfis dos seus potenciais consumidores.

 

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1. Pesquisa de mercado

A pesquisa de mercado consiste em coletar dados sobre o produto e o segmento que deseja investir, assim serão exibidas diversas informações que podem estar conectadas às preferências do público, ao perfil que costuma consumir determinado serviço ou mercadoria, dentre diversos outros fatores que poderão lhe ajudar a saber qual é o público-alvo.

 

2. Faça pesquisa de campo

A pesquisa de campo ainda é muito praticada nos dias atuais, sendo uma forma de que um, ou mais representantes de uma empresa possam manter contato direto com os clientes por alguns instantes.

Para fazer pesquisa de campo é necessário escolher um local de grande circulação de pessoas, preferencialmente que englobe diversas classes sociais, sexos e idades, assim será possível definir o público-alvo com um universo maior disponível, preparando uma série de perguntas que estejam relacionadas aos produtos ou aos segmentos que deseja investir.

 

3. Análise do produto ou segmento

O produto ou segmento deve estar alinhado com o público-alvo, ou seja, seu produto e/ou serviço deverá atender às necessidades que seus possíveis consumidores poderão ter em seu dia-a-dia.

A venda é gerada por atenção e interesse do cliente com o produto ou com o segmento da marca, sendo assim, a análise deve captar quais são as principais características e quem precisa delas.

 

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4. Observe os concorrentes

Caso não saiba qual é o público-alvo somente com os aspectos citados acima, é possível observar os concorrentes que trabalham com o mesmo segmento e até mesmo fornecem os mesmos produtos, e pegar como base quais públicos são atendidos.

Ao observar os concorrentes, é possível identificar o perfil que entra na loja física, caso haja, observando a idade aproximada, sexo e até mesmo os setores de sua preferência, além de realizar buscas pela internet que contém informações variadas sobre clientes, como, por exemplo, nas páginas de redes sociais das marcas, observando qual é o maior nível de seguidores que enquadra-se dentro de um perfil.

 

5. Não misture gosto pessoal

Ao criar lojas e oferecer produtos, muitos investidores costumam misturar o gosto pessoal com o gosto dos clientes em potencial, normalmente julgando como público-alvo pessoas que sigam os mesmos estereótipos do administrador.

É necessário ressaltar que as pessoas possuem diferentes gostos e necessidades e que possivelmente o público-alvo não terá o mesmo perfil que o do investidor, sempre procurando manter os esforços realizados e divulgações voltados para os clientes em potencial que realmente podem interessar-se pelas mercadorias.

 

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