O que é a Black Friday e como fazer sua loja vender mais nesta data?

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Dicas Dicas e Melhores Práticas Para sua loja

Na história, o termo Black Friday já foi associado a diversos acontecimentos, mas, hoje, em alguns países, representa uma data em que são oferecidos descontos para produtos e uma grande quantidade de vendas é realizada.

Quem criou e quando foi criada a Black Friday?

Esta denominação atual foi criada pelo sistema capitalista, mais especificamente na cidade da Filadélfia (Pensilvânia/Estados Unidos), no começo dos anos 90.

Quando é comemorada?

Esta não é uma comemoração, sim o nome de um dia, uma data. A data é relacionada ao feriado norte americano chamado feriado de ação de graças que é comemorado toda quarta (geralmente última) quinta-feira do mês de novembro. O dia seguinte à quinta feira de ação de graças é a chamada Black Friday. As gigantes do varejo no Brasil decidiram importar e utilizar o termo Black Friday pela primeira vez em 2010. Primeiramente englobou cerca de 50 grandes empresas, mas desde então já foi adotado por empresas de todos os portes e de todo o Brasil.

Tenho uma loja física ou virtual. Como posso vender mais?

Caso saiba aproveitar, esta data pode ser uma boa oportunidade de sua loja vender mais e ter um lucro não esperado pelo menos para uma sexta feira normal ou até mesmo uma oportunidade para queimar todo aquele estoque encalhado.

Segue algumas dicas úteis para vender mais nesta data:

  • Planeje com antecedência. Mesmo que esteja lendo isso em uma Black Friday pode ser que ainda de tempo de trazer algum resultado, mas, o ideal é fazer o planejamento com antecedência. Algumas empresas realizam até mesmo um esquenta Black Friday, já com promoções dias antes da data. O ideal é avisar seus clientes de alguma forma pelo menos um dia antes da data E/ou, durante a data, o mais cedo possível.

 

  • A forma de avisar é muito importante. Dependendo da campanha, pode trazer pouco ou nenhum resultado. Por exemplo, para uma loja virtual, tentar comprar cliques para o termo “Black Friday” pode ser desperdício, visto que, o preço pode estar alto demais. É preciso analisar caso a caso. Para uma loja física, distribuir panfletos e colocar avisos no próprio estabelecimento podem ser boas alternativas. No caso de lojas virtuais, boas opções podem ser enviar e-mails (cuidado com as palavras para não cair nas caixas de spam), divulgar nas redes sociais e no próprio site.

 

  • Não anuncie promoções falsas. Além de poder trazer problemas futuros, um cliente que já conhecia seus preços e descobre que o desconto é real tem muito mais chances de comprar. Caso o preço já seja justo demais, poderá oferecer algum serviço, benefício ou até um brinde para diferenciar.

 

Você compraria em sua loja virtual?

Essa é uma pergunta que você deve fazer para identificar pontos negativos em sua loja que podem prejudicar suas vendas. Veja alguns exemplos:

  • Loja mal configurada. Imagens desproporcionais, cores ou imagens de fundo que atrapalham na leitura e navegação, falta de informações nos produtos e páginas da loja, falta de informações de contato e imagens com baixa resolução são alguns dos fatores.
  • Não abandone sua loja. Muitas lojas podem passar uma imagem de que está abandonada quando possuem links que não funcionam, chat off-line em horário comercial (se não utiliza, desative-o), promoções com datas passadas, imagens “quebradas” nos anúncios, entre outros.

 

Dicas para sua loja virtual no Encomendador

  • Frete e prazo de envio. Seu cliente pode desistir de uma compra se o frete estiver muito caro. Revise o peso de seus produtos para garantir que estão o mais próximo possível do peso real. Se estiverem e mesmo assim o frete estiver caro, será necessário repensar na forma de enviá-los. Para ajudar, Além da integração tradicional com os correios, oferecemos algumas integrações extras como a integração com o sistema Envio Fácil, do Pagseguro. Outra alternativa é o sistema do Melhor Envio. Ambos oferecem descontos e possibilitam o cálculo automático na hora da compra. Com o Melhor Envio, o vendedor consegue gerar etiquetas com desconto independentemente da forma de pagamento escolhida pelo cliente.
  • Carrinhos abandonados. É comum o cliente inserir produtos no carrinho e não finalizar a compra. Com nossa ferramenta de carrinhos abandonados é possível direcionar alguma campanha a esses clientes e tentar converter essa tentativa de compra em venda concretizada. Clique aqui para visualizar mais detalhes sobre os motivos que levam possíveis compradores a desistirem no meio do caminho.

Vale a pena investir na Black Friday?

Caso você possua uma loja virtual, na maioria dos casos, a resposta é sim. Com exceção de alguns poucos casos, oferecer descontos, serviços adicionais ou brindes pode trazer novos clientes ou ser um bom incentivo para levar a pessoa que já estava indecisa a tomar a decisão de pagar pelo produto ou serviço. Além de passar a impressão de que a loja está “na ativa”, e/ou “antenada” com os acontecimentos, também passa a imagem de que a loja é bem movimentada e que outras pessoas estão comprando. O “espírito” da Black Friday, com notícias sobre este dia sendo veiculadas nos principais meios de comunicação, inconscientemente também podem influenciar seu cliente a optar pela aquisição de seu produto ou contratação de seus serviço.

Apesar de alguns ainda “torcerem o nariz” para a data por questões ideológicas, aproveitar todo o clima e incentivos às compras despertado pelas grandes empresas pode ser uma opção para impulsionar suas vendas de alguma forma.

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