O que é a Black Friday e como fazer sua loja vender mais nesta data?

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Dicas e Melhores Práticas
Aroveite o clima da black friday para vender mais
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Na história, o termo Black Friday já foi associado a diversos acontecimentos, mas, hoje, em alguns países, representa uma data em que são oferecidos descontos para produtos e uma grande quantidade de vendas é realizada.

Quem criou e quando foi criada esta data?

Esta denominação atual foi criada pelo sistema capitalista, mais especificamente na cidade da Filadélfia (Pensilvânia/Estados Unidos), no começo dos anos 90.

Quando é comemorada?

Esta não é uma comemoração, sim o nome de um dia, uma data. A data é relacionada ao feriado norte americano chamado feriado de ação de graças que é comemorado toda quarta (geralmente última) quinta-feira do mês de novembro. O dia seguinte à quinta feira da ação de graças é a chamada Black Friday. As gigantes do varejo no Brasil decidiram importar e utilizar o termo Black Friday pela primeira vez em 2010. Primeiramente englobou cerca de 50 grandes empresas, mas desde então já foi adotado por empresas de todos os portes e de todo o Brasil.

Tenho uma loja física ou virtual. Como posso vender mais?

Caso saiba aproveitar, esta data pode ser uma boa oportunidade de sua loja vender mais e ter um lucro não esperado pelo menos para uma sexta feira normal ou até mesmo uma oportunidade para queimar todo aquele estoque encalhado.

Segue algumas dicas úteis para vender mais nesta data:

  • Planeje com antecedência. Mesmo que esteja lendo isso em uma Black Friday pode ser que ainda de tempo de trazer algum resultado, mas, o ideal é fazer o planejamento com antecedência. Algumas empresas realizam até mesmo um esquenta Black Friday, já com promoções dias antes da data. O ideal é avisar seus clientes de alguma forma pelo menos um dia antes da data E/ou, durante a data, o mais cedo possível.

 

  • A forma de avisar é muito importante. Dependendo da campanha, pode trazer pouco ou nenhum resultado. Por exemplo, para uma loja virtual, tentar comprar cliques para o termo “Black Friday” pode ser desperdício, visto que, o preço pode estar alto demais. É preciso analisar caso a caso. Para uma loja física, distribuir panfletos e colocar avisos no próprio estabelecimento podem ser boas alternativas. No caso de lojas virtuais, boas opções podem ser enviar e-mails (cuidado com as palavras para não cair nas caixas de spam), divulgar nas redes sociais e no próprio site.

 

  • Não anuncie promoções falsas. Além de poder trazer problemas futuros, um cliente que já conhecia seus preços e descobre que o desconto é real tem muito mais chances de comprar. Caso o preço já seja justo demais, poderá oferecer algum serviço, benefício ou até um brinde para diferenciar.

 

Apesar de alguns ainda “torcerem o nariz” para a data por questões ideológicas, aproveitar toda o clima e sentimento de compra despertado pelas grandes empresas pode ser uma opção para impulsionar suas vendas de alguma forma.

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