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Dicas e melhores práticas de e-commerce.

O que é a Black Friday e como fazer sua loja vender mais nesta data?

Na história, o termo Black Friday já foi associado a diversos acontecimentos, mas, hoje, em alguns países, representa uma data em que são oferecidos descontos para produtos e uma grande quantidade de vendas é realizada.

Quem criou e quando foi criada a Black Friday?

Esta denominação atual foi criada pelo sistema capitalista, mais especificamente na cidade da Filadélfia (Pensilvânia/Estados Unidos), no começo dos anos 90.

Quando é comemorada?

Esta não é uma comemoração, sim o nome de um dia, uma data. A data é relacionada ao feriado norte americano chamado feriado de ação de graças que é comemorado toda quarta (geralmente última) quinta-feira do mês de novembro. O dia seguinte à quinta feira de ação de graças é a chamada Black Friday. As gigantes do varejo no Brasil decidiram importar e utilizar o termo Black Friday pela primeira vez em 2010. Primeiramente englobou cerca de 50 grandes empresas, mas desde então já foi adotado por empresas de todos os portes e de todo o Brasil.

Tenho uma loja física ou virtual. Como posso vender mais?

Caso saiba aproveitar, esta data pode ser uma boa oportunidade de sua loja vender mais e ter um lucro não esperado pelo menos para uma sexta feira normal ou até mesmo uma oportunidade para queimar todo aquele estoque encalhado.

Segue algumas dicas úteis para vender mais nesta data:

  • Planeje com antecedência. Mesmo que esteja lendo isso em uma Black Friday pode ser que ainda de tempo de trazer algum resultado, mas, o ideal é fazer o planejamento com antecedência. Algumas empresas realizam até mesmo um esquenta Black Friday, já com promoções dias antes da data. O ideal é avisar seus clientes de alguma forma pelo menos um dia antes da data E/ou, durante a data, o mais cedo possível.

 

  • A forma de avisar é muito importante. Dependendo da campanha, pode trazer pouco ou nenhum resultado. Por exemplo, para uma loja virtual, tentar comprar cliques para o termo “Black Friday” pode ser desperdício, visto que, o preço pode estar alto demais. É preciso analisar caso a caso. Para uma loja física, distribuir panfletos e colocar avisos no próprio estabelecimento podem ser boas alternativas. No caso de lojas virtuais, boas opções podem ser enviar e-mails (cuidado com as palavras para não cair nas caixas de spam), divulgar nas redes sociais e no próprio site.

 

  • Não anuncie promoções falsas. Além de poder trazer problemas futuros, um cliente que já conhecia seus preços e descobre que o desconto é real tem muito mais chances de comprar. Caso o preço já seja justo demais, poderá oferecer algum serviço, benefício ou até um brinde para diferenciar.

 

Você compraria em sua loja virtual?

Essa é uma pergunta que você deve fazer para identificar pontos negativos em sua loja que podem prejudicar suas vendas. Veja alguns exemplos:

  • Loja mal configurada. Imagens desproporcionais, cores ou imagens de fundo que atrapalham na leitura e navegação, falta de informações nos produtos e páginas da loja, falta de informações de contato e imagens com baixa resolução são alguns dos fatores.
  • Não abandone sua loja. Muitas lojas podem passar uma imagem de que está abandonada quando possuem links que não funcionam, chat off-line em horário comercial (se não utiliza, desative-o), promoções com datas passadas, imagens “quebradas” nos anúncios, entre outros.

 

Dicas para sua loja virtual no Encomendador

  • Frete e prazo de envio. Seu cliente pode desistir de uma compra se o frete estiver muito caro. Revise o peso de seus produtos para garantir que estão o mais próximo possível do peso real. Se estiverem e mesmo assim o frete estiver caro, será necessário repensar na forma de enviá-los. Para ajudar, Além da integração tradicional com os correios, oferecemos algumas integrações extras como a integração com o sistema Envio Fácil, do Pagseguro. Outra alternativa é o sistema do Melhor Envio. Ambos oferecem descontos e possibilitam o cálculo automático na hora da compra. Com o Melhor Envio, o vendedor consegue gerar etiquetas com desconto independentemente da forma de pagamento escolhida pelo cliente.
  • Carrinhos abandonados. É comum o cliente inserir produtos no carrinho e não finalizar a compra. Com nossa ferramenta de carrinhos abandonados é possível direcionar alguma campanha a esses clientes e tentar converter essa tentativa de compra em venda concretizada. Clique aqui para visualizar mais detalhes sobre os motivos que levam possíveis compradores a desistirem no meio do caminho.

Vale a pena investir na Black Friday?

Caso você possua uma loja virtual, na maioria dos casos, a resposta é sim. Com exceção de alguns poucos casos, oferecer descontos, serviços adicionais ou brindes pode trazer novos clientes ou ser um bom incentivo para levar a pessoa que já estava indecisa a tomar a decisão de pagar pelo produto ou serviço. Além de passar a impressão de que a loja está “na ativa”, e/ou “antenada” com os acontecimentos, também passa a imagem de que a loja é bem movimentada e que outras pessoas estão comprando. O “espírito” da Black Friday, com notícias sobre este dia sendo veiculadas nos principais meios de comunicação, inconscientemente também podem influenciar seu cliente a optar pela aquisição de seu produto ou contratação de seus serviço.

Apesar de alguns ainda “torcerem o nariz” para a data por questões ideológicas, aproveitar todo o clima e incentivos às compras despertado pelas grandes empresas pode ser uma opção para impulsionar suas vendas de alguma forma.

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A importância do atendimento pós-venda

Vender um produto engloba diversas etapas que devem ser bem planejadas para que o cliente possa sentir-se satisfeito com a mercadoria adquirida. Porém, ao contrário do que muitos pensam, a venda não baseia-se somente na oferta e aquisição. Também engloba o pós-venda.

A ação de pós-venda é o atendimento ao cliente após a compra, ou seja, a atenção disponibilizada ao consumidor que acabou de adquirir uma mercadoria na loja e deseja realizar uma reclamação sobre a entrega, possíveis defeitos do produto e até mesmo sanar dúvidas de uso.

Veja abaixo os motivos do atendimento pós-venda ser essencial.

 

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1. Satisfação do cliente

Ao disponibilizar um canal para atendimento pós-venda, o cliente poderá contatar os atendentes para tirar dúvidas e efetuar reclamações, possuindo uma resposta rápida e que lhe traga alguma solução.

Com a resolução do problema, o cliente irá sentir-se realizado com a aquisição da mercadoria e satisfeito com o retorno rápido para solução de seus problemas ou dúvidas.

 

2. Indicação

A indicação é uma das principais vantagens para uma loja para atrair novos clientes sem realizar grandes esforços, bastando oferecer um bom atendimento após a venda para todos os consumidores.

Com um cliente satisfeito por meio do atendimento pós-venda, o mesmo costuma indicar a loja para amigos, familiares e desconhecidos (avaliações online), mesmo que tenha enfrentado alguns problemas com entrega ou com a própria mercadoria, somente restando em sua lembrança a atenção que lhe foi dada e a solução fornecida que permitiu solucionar o caso.

 

3. Retorno para novas compras

Notar soluções rápidas e funcionários agradáveis e atenciosos, fará com que a marca possua um bom posicionamento na lembrança do comprador. Dessa forma, quando necessitar de um novo produto do mesmo segmento que a loja oferece, é muito provável que procure a empresa para realizar uma nova aquisição.

 

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4. Não desprezar clientes insatisfeitos

Tão importante quando conquistar clientes satisfeitos, é não desprezar os insatisfeitos. É comum que consumidores que gostaram dos serviços não contem a ninguém sobre o bom atendimento, mas em contrapartida é muito provável que as pessoas que não satisfizeram-se com as soluções dadas espalhem, principalmente na internet, sua indignação.

Mesmo com clientes insatisfeitos é possível manter uma boa reputação da loja na web. Para isso é necessário amenizar o efeito dos comentários feitos em redes sociais e sites de avaliação. Basta responder cordialmente e mostrar de forma convincente o lado da empresa, e quando for o caso, reconhecer o erro e oferecer publicamente uma solução que seja razoável a ambos.

 

Esquecemos de citar algo ou possui uma ideia / opinião diferente? Fique à vontade para informar-nos.

 

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7 erros que você deve evitar ao cadastrar produtos em sua loja

Cadastrar produtos em sua loja é um dos passos principais para disponibilizar mercadorias aos clientes e permitir que as mesmas sejam corretamente visualizadas pelos interessados, com todas as informações necessárias disponíveis.

Veja abaixo quais os erros que você deve evitar ao cadastrar produtos em sua loja.

 

1. Descrição pobre ou com muita “enrolação”

A internet necessita de descrições concisas e claras para que os clientes possam entender as características do produto e qual o seu funcionamento. Evite textos muito grandes e com dados que possam ser irrelevantes, ou “enrolação” com intuito de causar uma boa impressão.

 

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2. Fotos desfocadas, de má qualidade ou copiadas de outros sites

As fotos são fatores importantes para inserir produtos no e-commerce e fazem parte dos principais erros que você deve evitar ao cadastrar produtos em sua loja.

Fotografias desfocadas podem causar uma má impressão da loja perante os clientes, que podem julgar a qualidade da mercadoria por meio da imagem capturada. Prefira imagens leves e com boa resolução.

A cópia de fotos de outros sites poderá gerar problemas com plágio e até mesmo má categorização da loja em buscadores, o que poderá comprometer sua reputação.

 

3. Ocultar informações importantes (envio, prazos e garantia)

Todos os dados importantes devem estar à disposição dos clientes, incluindo informações de envio, prazos para entrega e garantia do produto.

Principalmente para destacar-se de concorrentes, estas informações podem ser decisivas para que o consumidor escolha sua loja ao invés de outra que disponibilize a mesma mercadoria.

 

4. Copiar conteúdos de outros sites

Assim como copiar fotos de outros sites, o plágio de conteúdos também faz parte dos erros que você deve evitar ao cadastrar produtos em sua loja, pois poderá comprometer o posicionamento de seu e-commerce nos buscadores, além de interferir na credibilidade do site quando o consumidor visualizar dois concorrentes com texto exatamente igual.

Problemas em copiar conteúdos de outros sites também podem ser dados quando os administradores do outro e-commerce descobrem o plágio.

 

5. Erros gramaticais

Os erros gramaticais fazem parte dos erros que você deve evitar ao cadastrar produtos em sua loja, pois causam má impressão e podem comprometer a credibilidade do site. Caso tenha alguma dúvida sobre uma palavra ou trecho de algum texto, utilize algum dicionário online, ou, um software de correção ortográfica.

 

6. Informações falsas sobre o produto

Quando um cliente adquire um produto, ele costuma visualizar todas as especificações e dados que foram inclusos na descrição da mercadoria para verificar se a mesma está de acordo com as expectativas.

Com o recebimento do produto fora dos padrões descritos, as informações falsas poderão impactar na credibilidade do site, confiança dos clientes, denúncias perante órgãos especializados e até mesmo divulgação dos maus serviços oferecidos em sites especializados e redes sociais.

 

7. Não categorizar o produto corretamente

Muitas lojas dividem os produtos em categorias, permitindo que os clientes possam encontrar mais facilmente o que precisam sem a necessidade de visitar diversas páginas da loja até encontrar a mercadoria desejada.

Um dos principais erros que você deve evitar ao cadastrar produtos em sua loja é não colocá-los na categoria certa, problema que poderá afetar o interesse do cliente pela marca ao não conseguir encontrar o produto desejado e poderá influenciar no posicionamento do e-commerce nos buscadores.

 

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Como alavancar seu e-commerce em época de crise

Embora dê sinais de melhora, a crise agravada pelo coronavírus ainda afeta o comércio no país, fazendo com que muitos investidores sintam-se decepcionados com os níveis de vendas que atingiram, por não estarem dentro dos planejamentos efetuados e até mesmo por não conseguirem recuperar o montante que foi investido para a compra de equipamentos, serviços e produtos. A boa notícia é que mais pessoas estão aderindo ao comércio eletrônico e realizando compras através da internet.

Há algumas maneiras viáveis para alavancar seu e-commerce em época de crise e fazer com que as vendas aumentem ao apostar em ações fáceis e baratas, até mesmo gratuitas, que podem colocar-lhe em uma posição melhor no mercado.

1. Aproveitar espaços de concorrentes

Devido à época de crise, muitos dos seus concorrentes podem vir a falir ou até mesmo desistir da loja virtual devido às baixas vendas que estão realizando, sem conseguir manter-se na ativa por muito tempo, deixando algumas brechas para que seja possível destacar-se.

Com a saída de concorrentes, as opções para os consumidores vão afunilando, permitindo que o seu e-commerce possa destacar-se como um dos mais favoráveis e que mantém ótimas condições em tempos de crise para beneficiar os clientes.

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2. Negociação com fornecedores para maiores descontos aos consumidores

Em geral, como o comércio é afetado pela época de crise, os fornecedores também precisam encontrar meios de sobreviver em meio às turbulências, o que permite maior facilidade em negociar preços e quantidade de produtos.

Para alavancar seu e-commerce em época de crise é possível repassar os descontos que são obtidos em negociações com fornecedores para os consumidores, permitindo que as mercadorias mais baratas possam atrair novos clientes e elevar as vendas, sem lhe causar prejuízos.

3. Invista na aparência da loja

Investir na aparência da loja pode parecer uma ação cara para muitos donos de e-commerce, porém é possível melhorar alguns detalhes sem a necessidade de um especialista em design, incluindo gadgets, por exemplo, substituindo cores no layout por meio de ferramentas da própria plataforma, dentre outras pequenas alterações que podem renovar a loja virtual.

Caso possua conhecimentos em design, a criação de novos banners rotativos ou estáticos, assim como inserção de botões para divulgação e até mesmo criação de uma nova imagem de topo também são possibilidades para inovar em época de crise.

4. Varie os produtos comercializados

Possivelmente este é o método que necessita de maior investimento, contatando novos fornecedores ou solicitando produtos diversificados, até mesmo produtos de outras categorias e segmentos que antes não estavam presentes na loja virtual.

Aumenentando a variedade dos produtos comercializados, é possível atrair mais clientes e permitir que os mesmos possam interessar-se por uma, ou mais, mercadorias pelas opções que estão disponível em um só site. Esta estratégia é conhecida como cauda longa.

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5. Meios de divulgação gratuitos

Ao tratar-se de comunicação ou publicidade, muitos investidores já negam propostas por julgarem os preços muito altos e que podem interferir no orçamento disponível para o e-commerce, porém há alguns meios de divulgação gratuitos que são viáveis, principalmente com a evolução tecnológica e acessibilidade à internet.

Para alavancar seu e-commerce em época de crise com meios de divulgação gratuitos, uma das principais opções é investir nas redes sociais, estas que oferecem cadastramento totalmente grátis para possuir uma página e podem servir como meio para fornecer maiores informações aos clientes interessados e divulgar novidades sem a necessidade de contratar um espaço publicitário.

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Como captar clientes de sua loja física para sua loja virtual

O meio tecnológico está em crescimento constante, possibilitando uma diversidade de opções para os consumidores que estão em busca de produtos e serviços, e gerando a necessidade de sua loja estar presente, também, na internet.

Existem diferenças significativas entre o custo final da venda em loja física e em loja virtual, permitindo que pela web as taxas sejam reduzidas. Aluguel, segurança e manutenção física são algumas delas.

Mas como atrair visitantes para minha loja virtual? Veja abaixo algumas dicas para captar clientes de sua loja física para sua loja virtual.

 

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1. Vantagens (benefícios e descontos)

Para captar clientes de sua loja física para sua loja virtual é possível disponibilizar vantagens exclusivas para compras realizadas na internet, estes benefícios podem variar entre descontos, brindes e até mesmo promoções exclusivas, preferencialmente veiculadas à compra de mercadorias.

Por meio das vantagens, a internet irá tornar-se um local de maior atração para os clientes da loja física que não poderão obter os mesmos benefícios pessoalmente.

 

2. Praticidade

A internet oferece toda a praticidade possível, permitindo que os consumidores possam concluir suas compras em questão de minutos, escolhendo os produtos desejados e determinando qual o melhor método de pagamento, normalmente com mais opções na loja virtual que na loja física.

 

3. Confiança em loja virtual com endereço físico

O ato de captar clientes de sua loja física para sua loja virtual pode ser por meio da confiança do consumidor. Com a disponibilidade do endereço físico na loja virtual, ela obterá maior confiabilidade dos internautas, pois caso ocorra algum problema, os compradores poderão recorrer à loja física como medida de último caso.

 

4. Facilidade na comunicação

Para captar clientes de sua loja física para sua loja virtual é necessário facilitar a comunicação. Disponibilize meios de contato que podem ser feitos diretamente pela internet, como e-mail (tanto integrado ao site, quanto disponibilizado somente o endereço) chat, aplicativos de mensagens para celular… e preferencialmente possuir uma pessoa que fique online ao menos em horário comercial.

 

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5. Acesso mais rápido às novidades

A escolha de produtos na internet se torna mais fácil. Cadastre-os seguindo uma padrão pré-determinado, com informações completas e divididos em categorias. Isso trará praticidade aos consumidores que não precisarão visualizar diversas araras em loja física para encontrar o que desejam.

 

6. Oferecer troca de produtos comprados na loja virtual na loja física

Uma das principais desvantagens da loja virtual é a impossibilidade de experimentar ou ver de perto o produto. Será um diferencial oferecer a troca de produtos comprados na loja virtual na loja física, assim, os clientes que não gostarem da aquisição poderão comparecer ao estabelecimento e escolher outro produto que lhes agrade.

 

7. Divulgar o endereço da loja virtual na loja física e vice-versa

A divulgação é essencial para captar clientes de sua loja física para sua loja virtual, permitindo que todos os consumidores possuam o conhecimento sobre a existência do e-commerce e vice-versa, oferecendo ambos canais para o consumo.

A disponibilização do endereço pode ser feita em flyers na loja física ou em uma página reservada para contato na loja virtual.

 

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A forma de contato mais eficiente para sua loja virtual

Criar loja virtual Dicas Dicas e Melhores Práticas Para sua loja

O atendimento ao cliente permite que o consumidor possa sanar todas as dúvidas e até mesmo realizar reclamações e elogios por meio dos canais disponibilizados pelo e-commerce.

Há diferentes meios e mídias que podem ser utilizados para o atendimento. Veja, abaixo, qual a forma de contato mais eficiente para sua loja virtual.

 

Internet x telefone celular

Atualmente o contato mais eficiente para sua loja virtual está dividido nestas duas vertentes: a Internet e o telefone celular.

Constata-se, segundo a Pesquisa TIC Domicílios 2015, que a internet já é utilizada diariamente por 58% da população Brasileira, tornando-se uma ótima chance tanto de comercializar produtos na loja virtual, quanto de atender os consumidores por meio da web, utilizando e-mail ou chat, que são os dois canais mais utilizados atualmente.

Em relação ao telefone celular, que também torna-se um meio de contato eficiente para sua loja virtual, disponibilizando um número para que os clientes e futuros consumidores possam comunicar-se, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE, constatou que 77,9% da população possuía, em 2016, um telefone celular em mãos.

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Vantagens e desvantagens do chat

O chat é a forma de contato mais eficiente para sua loja virtual, permitindo que os usuários possam, sem sair do site, comunicar-se com algum dos atendentes por meio do atendimento rápido e com respostas imediatas, evitando gastos telefônicos.

Uma das principais desvantagens do chat é que este meio necessita de funcionários sempre disponíveis para atendimento, a menos que a empresa estipule um horário de funcionamento, porém, muitos e-commerces disponibilizam-no 24 horas, com a estrutura necessária para tal.

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Vantagens e desvantagens do e-mail

O e-mail é um dos tradicionais meios de atendimento, enquadrando-se como uma das formas de contato mais eficiente para sua loja virtual, permitindo que os usuários possam expressar-se nos textos e questionar sobre os produtos e serviços que estão disponíveis, tudo por meio da internet.

A desvantagem do e-mail em relação ao chat e ao telefone celular é que o mesmo não disponibiliza o atendimento imediato, ou seja, o cliente deverá aguardar algumas horas ou até mesmo dias para receber a resposta, principalmente pelo grande nível de pessoas que comunicam-se, muitas vezes com a caixa de entrada repleta de mensagens para empresas. Ao utilizar o e-mail, procure garantir que a mensagem seja respondida com rapidez.

 

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Vantagens e desvantagens do contato por telefone fixo e celular

Ao oferecer um número de telefone a seus clientes, os mesmos poderão sentir-se mais a vontade ao poder contatar a loja virtual quando desejado, além da vantagem de poder ter respostas imediatas  dadas pelo atendente, permitindo que as dúvidas sejam esclarecidas no exato momento.

Outro benefício é que, com a fluidez da conversa, novas dúvidas podem aparecer, além da possibilidade de verificar a satisfação dos consumidores pelo tom de voz.

As principais desvantagens de disponibilizar o número de telefone é que muitas vezes a linha pode estar congestionada ou até mesmo, por falta de informação, o interessado pode tentar contatar a equipe fora de horário de funcionamento. Caso a ligação sem resposta seja decorrente, o cliente em potencial poderá desistir do contato, sem sanar suas dúvidas.

 

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Como saber qual é seu público-alvo?

A escolha público-alvo é um dos fatores mais importante para que sua empresa possa engrenar no mercado, afinal, a mercadoria e o segmento da marca devem estar alinhados com as preferências do consumidor,

Para saber qual é seu público-alvo é necessário que busque informações mais aprofundadas, inclusive de seus concorrentes, além de ir a campo para observar os perfis dos seus potenciais consumidores.

 

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1. Pesquisa de mercado

A pesquisa de mercado consiste em coletar dados sobre o produto e o segmento que deseja investir, assim serão exibidas diversas informações que podem estar conectadas às preferências do público, ao perfil que costuma consumir determinado serviço ou mercadoria, dentre diversos outros fatores que poderão lhe ajudar a saber qual é o público-alvo.

 

2. Faça pesquisa de campo

A pesquisa de campo ainda é muito praticada nos dias atuais, sendo uma forma de que um, ou mais representantes de uma empresa possam manter contato direto com os clientes por alguns instantes.

Para fazer pesquisa de campo é necessário escolher um local de grande circulação de pessoas, preferencialmente que englobe diversas classes sociais, sexos e idades, assim será possível definir o público-alvo com um universo maior disponível, preparando uma série de perguntas que estejam relacionadas aos produtos ou aos segmentos que deseja investir.

 

3. Análise do produto ou segmento

O produto ou segmento deve estar alinhado com o público-alvo, ou seja, seu produto e/ou serviço deverá atender às necessidades que seus possíveis consumidores poderão ter em seu dia-a-dia.

A venda é gerada por atenção e interesse do cliente com o produto ou com o segmento da marca, sendo assim, a análise deve captar quais são as principais características e quem precisa delas.

 

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4. Observe os concorrentes

Caso não saiba qual é o público-alvo somente com os aspectos citados acima, é possível observar os concorrentes que trabalham com o mesmo segmento e até mesmo fornecem os mesmos produtos, e pegar como base quais públicos são atendidos.

Ao observar os concorrentes, é possível identificar o perfil que entra na loja física, caso haja, observando a idade aproximada, sexo e até mesmo os setores de sua preferência, além de realizar buscas pela internet que contém informações variadas sobre clientes, como, por exemplo, nas páginas de redes sociais das marcas, observando qual é o maior nível de seguidores que enquadra-se dentro de um perfil.

 

5. Não misture gosto pessoal

Ao criar lojas e oferecer produtos, muitos investidores costumam misturar o gosto pessoal com o gosto dos clientes em potencial, normalmente julgando como público-alvo pessoas que sigam os mesmos estereótipos do administrador.

É necessário ressaltar que as pessoas possuem diferentes gostos e necessidades e que possivelmente o público-alvo não terá o mesmo perfil que o do investidor, sempre procurando manter os esforços realizados e divulgações voltados para os clientes em potencial que realmente podem interessar-se pelas mercadorias.

 

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12 dicas de SEO para sua loja virtual subir de posição no Google

Aproveitem e sigam estas preciosas dicas de SEO para fazer sua loja virtual subir nas buscas do Google e outros motores de busca.

Caso siga estas dicas de SEO, sua loja terá muito mais chances de ficar bem posicionada no Google. Elas foram elaboradas por nossa equipe com cerca de 10 anos de experiência em e-commerce e baseadas na análise do desempenho nas vendas de mais de 4800 (quatro mil e oitocentas) lojas virtuais presentes em nosso shopping virtual. Diversas empresas ou mesmo pessoas físicas/vendedores de produtos na internet, depois de algum tempo pagando altas taxas de anúncios e comissões, acabam descobrindo as diversas vantagens de criar uma loja virtual própria, mas, também descobrem que não basta criar uma loja e deixá-la bonita, bem configurada. É preciso divulgá-la. Isso mesmo, divulgar para ser mais divulgado. Grande parte das pequenas e médias empresas que vendem pela internet, já perceberam que, em vez de gastar com taxas de anúncio e comissões em Marketplaces como o Mercado Livre, CNOVA, Submarino, etc, é mais vantajoso investir na divulgação da loja virtual própria, pois, o retorno (não somente financeiro) costuma ser muito maior. Sem contar o fato de passar mais profissionalismo e promover a marca própria. Nossas lojas são integradas com Marketplaces e claro que é muito mais cômodo somente anunciar e esperar vender, mas, tudo tem um preço e o preço, neste caso, vai além da comissão, pois, a loja será só mais uma entre várias e não terá o benefício de ter um nome, uma identidade, uma marca que, quem conhece, confia e recomenda, o que pode trazer clientes de fontes diferentes.

Além de divulgações pagas, também há diversas formas gratuitas de divulgar sua loja virtual/empresa.  Uma delas é o resultado da busca em sites de pesquisa, como o Google, as chamadas buscas orgânicas, que será o nosso foco. Neste artigo daremos preciosas dicas sobre como melhorar o posicionamento de sua loja na internet e/ou produtos aparecerem com boa colocação nos resultados das buscas orgânicas. Caso precise de dicas mais completas e genéricas para vender mais, por favor, confira nosso artigo que fala sobre como alavancar as vendas na internet. As dicas são baseadas nas recomendações do próprio Google, pesquisas, testes e análise das lojas que vendem mais. Apesar de o texto focar no Google (o mais utilizado), as dicas também servem para outros motores de busca, como o Bing e Yahoo. Caso já possua uma loja virtual, confira as dicas, que estão em ordem de importância/relevância, para melhorar a posição no Google:

1. Divulgue sua loja virtual, suba nas buscas e venda mais.

Esta dica parece óbvia, mas, quanto mais popular for sua loja, melhor posicionada ela será. Vídeos no Youtube, popularidade em redes sociais e até mesmo propagandas pagas podem fazer seu site subir nas pesquisas (buscas orgânicas).

Diagrama de backlinks

Backlinks

– Backlinks. Quanto mais existir links na internet que apontam para sua loja, melhor posicionada ela ficará nas buscas, pois, significa que ela é popular. Esta dica já é antiga, mas, ainda bastante válida e considerada. O que mudou é apenas a consideração da qualidade dos links, ou seja, hoje, links em bons sites tem muito mais valor que links em sites com pouco conteúdo e sites novos. Cuidado, pois, hoje, alguns backlinks podem até atrapalhar no ranqueamento de seu site, como links em sites de troca de links, usados somente para esta finalidade, a de aumentar o número de backlinks. O Google penaliza lojas que fazem cadastro em sites de troca de links. O ideal é ter links para sua loja em sites com o mesmo assunto ou textos relacionados aos seus produtos. Quanto melhor é o site que divulga seu link, melhor é o ranqueamento e a autoridade do domínio divulgado.

-Mas, como conseguir bons backlinks?

Há diversas formas diferentes. Em nosso shopping virtual, todos os produtos de todas as lojas são automaticamente divulgados, criando backlinks, mas, nem sempre isso é suficiente. Para um distribuidor, por exemplo, pode solicitar ao fabricante que coloque um link no site dele, dentro de uma parte do site de fabricantes comumente chamada “Distribuidores oficiais”. Para alguém que vende roupas, pode ser interessante conseguir um link em um blog que fale sobre o assunto, por exemplo (roupas para bebê, militares, esportes, etc). Se o link estiver em algum local com assunto relacionado ao produto, trará melhores resultados. Uma dica é fazer uma pesquisa sobre assuntos relacionados a seu produto, ver os principais resultados e entrar em contato solicitando a indicação e inclusão do link. Existem muitos blogs e sites são especializados nisso. Eles falam um pouco sobre o assunto (como se fosse opinião neutra) e depois recomendam o produto ou indicam a loja, informando o seu link/url. Mesmo empresas grandes, em sites conhecidos, que falam bem ou mal sobre um carro, um celular ou determinado produto, frequentemente recebem para dizer o que dizem.

2. Utilize textos únicos no título dos anúncios.

Sabemos que é difícil, mas, devemos tentar ao máximo diferenciar o título do produto. Uma dica para saber se o título já existe, é procurar entre aspas no Google. O título deve conter as palavras que podem ser digitadas no campo de busca quando alguém estiver procurando por seu produto. Tente deixar o título do produto o mais específico possível. Se o mesmo título já existir em outro site, muito provavelmente o anúncio mais antigo ficará na frente no resultado das buscas.

3. Unboxing.

Esta é uma dica muito interessante, que pode trazer ótimos resultados. Unboxing, nada mais é do que um vídeo mostrando um produto novo, na caixa, sendo desembrulhado. Desde pelo menos o ano de 2013 esta prática vem crescendo em ritmo acelerando devido ao grande número de views que estes vídeos podem alcançar. Fazer um vídeo sobre seus produtos, tirando-os da caixa e/ou sacola, mostrando e comentando as características visuais, em alguns casos, mostrando o funcionamento deles, pode fazer com que seus produtos sejam bastante acessados. É impossível prometer alta quantidade de vendas, mas, fazer pelo menos um vídeo de cada produto da loja pode ajudar e muito. No vídeo é importante escolher bem o título dele, colocando palavras-chave que os prováveis interessados em seu produto poderiam digitar no campo de busca e, principalmente, um título que desperta a curiosidade de assistir. Ainda no título do vídeo, colocar o modelo do produto é muito importante. Em alguns casos, também pode ser interessante adicionar a palavra unboxing ou mesmo “desembrulhando” no título do vídeo. Também é importante colocar o link para seu produto no vídeo e/ou descrição dele. Além dos clientes diretos que podem assistir ao vídeo e depois ir para a página de seu produto, também é uma fonte de backlinks (mesmo com “nofollow”).

4. Utilize textos exclusivos e tags HTML na descrição.

Assim como no título dos produtos, é extremamente importante não utilizar textos copiados da internet para a descrição, pois, em vez de alavancar o site, um texto copiado e sem referências ao autor (plágio), além de ficar posicionado atrás dos textos mais antigos (geralmente nas últimas páginas) pode impactar de forma bastante negativa no posicionamento. Recomendamos a utilização de textos completos, que contêm as palavras chave cujo potencial cliente pode digitar quando estiver procurando o que você anuncia e, o mais importante, com textos exclusivos de quem anuncia. No caso da descrição, como ela geralmente é mais longa que o título (recomendável) se ela tiver um tamanho razoável e for escrita pelo próprio anunciante, dificilmente existirá uma igual na internet e não há motivos para pesquisar procurando iguais. Utilize recursos como negrito, itálico e sublinhado para destacar as palavras que considera importantes no texto.

5. Boa categorização dos produtos de sua loja.

As categorias/departamentos são extremamente importantes para uma boa indexação de sua loja. Alguns sites de e-commerce, em vez de divulgar determinado produto, divulgam o link para determinada categoria. Utilize nomes de categorias iguais ao que potenciais clientes provavelmente digitarão no campo de busca quando estiverem procurando seus produtos.

Deixe seus produtos bem categorizados

Resultados apontando para categoria.

É recomendável realizar um planejamento da estrutura de categorias de suas lojas e quais produtos serão inseridos dentro delas. Caso sua categoria seja bem divulgada, realmente possua produtos relacionados e tenha um bom nome, provavelmente, bons resultados virão.

6. Não utilizar imagens que já existem na internet.

Apesar de nosso sistema transformar as imagens utilizadas no anúncio dos produtos, o Google, em alguns casos, pode conseguir identificar que a imagem foi copiada e dar preferência ao site que possui a imagem mais antiga. Recomendamos que, mesmo se decidir utilizar imagens com direitos autorais livres ou que permitem a utilização, realize modificações/personalizações nas imagens com algum editor para que ela seja única.

7. Fugir da concorrência ou bater de frente.

Primeiramente: conheça seus concorrentes. Sim, sabemos que é bastante difícil competir com os grandes, porém, caso seu produto seja bastante comum, como celulares, será preciso enfrentar os grandes. Neste caso, utilizar a criatividade na divulgação é muito útil. Por exemplo, fazer vídeos no Youtube (ver unboxing) apresentando seu produto e, caso possua um estoque grande de determinado modelo, invista na promoção e divulgação do modelo. Por exemplo, divulgar no Facebook  um texto falando do modelo XYZ, explicando funcionalidades, destacando a palavra “XYZ” e dando ênfase para ela, tornando o modelo ou característica específica do produto (ex: firmware atualizado) sua palavra chave principal. É possível divulgar, por exemplo, alguma forma de contornar um problema conhecido do modelo, para que pessoas realizem perguntas. Não esqueça de colocar o link para seu produto (já com o problema solucionado ou não). Todos sabemos que, caso seus produtos sejam únicos ou a concorrência seja baixa, tudo se torna mais fácil. A tarefa de brigar com a concorrência desleal dos grandes e deixar o link para sua loja na frente de sites como o Mercado Livre nas buscas orgânicas, pode ser mais trabalhoso e menos rentável do que criar um grupo no facebook e investir nele, deixando sempre ativo, com atividades constantes, respondendo perguntas e atraindo novos clientes. Muitas vezes as vendas podem vir majoritariamente de grupos no whatsapp ou facebook. A divulgação em grupos do whatsapp pode trazer bons resultados diretamente, mas, não vai influenciar muito nas buscas orgânicas. Influenciará somente pelo fato de que quanto mais popular for sua loja, melhor posicionada ela será. Já no caso do facebook, mesmo se preocupando somente com os compradores diretos (aqueles que visualizam a publicação e vão para a loja comprar) o Google também registra a atividade na rede social e pontua na classificação/posicionamento (ranqueamento) da loja, melhorando também a autoridade do domínio. A autoridade do domínio é muito mais importante que configurações internas da loja, como tags e outras configurações e está diretamente relacionada com divulgação do domínio.

8. Encontrar as melhores palavras-chave

O segredo para escolher a melhor palavra-chave para você divulgar, é encontrar a palavra relacionada ao seu produto que é mais buscada e que possui menor concorrência. Não estamos falando somente da meta tag chamada keywords. As palavras chave utilizadas na tag keywords já não são mais tão consideradas. Hoje, as palavras chave devem ser utilizadas no nome do produto, nome da categoria e descrição. O próprio Google disponibiliza uma ferramenta que pode ajudar no planejamento de palavras-chave. Palavras com bastante concorrência também devem ser analisadas, porém, as que possuem concorrência menor, podem trazer melhores resultados. Utilizar tags de negrito (<b>), itálico (<i>), sublinhado, entre outras como <h4> ou <h3> (nos subtítulos) para destacar suas palavras chave podem ajudar bastante, porém, a configuração interna da loja é importante e pode estar perfeita, mas, sem divulgação (mais importante), muito pouco irá adiantar.

9. Não exagere nas palavras-chave

É recomendável que a quantidade de palavras chave em seu texto não represente mais do que 4% do total de palavras. Caso as palavras sejam repetidas de forma exagerada, sua loja poderá ser punida e cair nos resultados das buscas. Também é importante não utilizar apenas as palavras exatas, lembrando que, mesmo utilizando variações para as mesmas palavras chave, elas são contabilizadas e de maneira alguma não podem representar mais do que 5% do total de palavras do total. Por exemplo, se uma palavra já faz parte do título do produto e da categoria, não repita propositalmente várias vezes a mesma palavra na descrição do anúncio, pois, ele poderá ser penalizado.

10. Adicionar vídeos aos anúncios de produtos

Caso sua loja virtual esteja em nossa plataforma, basta informar o link/url do vídeo no momento do cadastro do produto, para o vídeo que criou. Vídeos também podem ser colocados em outras páginas da loja, para melhorar o posicionamento delas. Ao criar um vídeo, lembre-se de colocar referência (link) para seu produto ou categoria. Além de melhorar o SEO do anúncio, vídeos como os do Youtube possuem bom posicionamento nas buscas orgânicas, além de aparecerem nas buscas do próprio site de vídeos (como o youtube), o que torna-se outra forma de divulgação. O conteúdo do vídeo pode ser variado. Geralmente é um vídeo explicando sobre o produto, mas há várias opções que só dependem da criatividade. Uma das melhores opções são vídeos de “faça você mesmo” no qual o título diz: “Como solucionar…”, “Como fazer…”, “Como configurar…”, “Faça seu próprio…”, “Você mesmo pode…”, etc, oferecendo conhecimentos técnicos que permitem a quem está vendo o vídeo fazer algo sozinho, mas, que precisa comprar seu produto para realizar a tarefa. Nem sempre é simples produzir vídeos para determinados tipos de produtos e alguns exigem bastante criatividade. Na dúvida, caso esteja sem ideias, ler sobre o unboxing, que serve para praticamente qualquer produto físico. Não serve para venda de serviços, mas, fazer um vídeo para propaganda de serviços, geralmente, é mais simples. É importante despertar a curiosidade do cliente no título e colocar as devidas palavras chave, para que o vídeo leve o cliente ao seu produto (não esquecer dos links para ele), mas, colocar o vídeo na própria página do anúncio/produto também é importante, pois, pode convencer um cliente que chegou ao anúncio de uma forma diferente (que não foi pelo vídeo) e induzi-lo à compra depois de assistir ao vídeo que está no corpo do anúncio.

11. Apostar em palavras-chave longas

Palavra-chave longa não é uma palavra com diversas letras, mas, sim, uma frase com 3 ou mais palavras. Por exemplo, caso sua loja venda acessórios para celular, pode ser mais interessante investir na divulgação de “Carregador portátil para celular” do que simplesmente “Carregador de celular” ou “Carregador portátil” quando for criar uma loja virtual, descrever seus produtos ou ainda criar uma campanha de divulgação na internet (ver item 1). Para saber quais são as palavras chave mais buscadas, o dono da loja pode utilizar o Google trends. Ele não mostra a quantidade de buscas de cada termo, mas, dá pra comparar frases e saber qual delas é mais procurada.

12. Foco em um produto ou categoria de sua loja

Manter o foco forte na divulgação de seu principal produto ou categoria, pode trazer melhores resultados que divulgar todos os produtos. Caso os demais produtos sejam relacionados com o principal, esta estratégia pode ser ainda melhor. Ao focar em um produto, pode ser mais fácil vender 10 unidades do mesmo produto e alguns relacionados à ele do que uma unidade de cada produto diferente.

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Qual é melhor? PagSeguro, Bcash, Paypal ou Moip?

Os intermediadores de pagamento são utilizados principalmente por pequenas e médias empresas que possuem lojas virtuais, por trazerem algumas vantagens sobre as integrações diretas com as empresas de cartão ou gateways. Para explicar os benefícios, podemos citar:

  1. Possibilidade de que lojas virtuais disponibilizem formas variadas de pagamentos sem a necessidade de diversas filiações.
  2. Burocracia reduzida.
  3. Eliminação da necessidade de contratar empresas de análise de risco.
  4. Maior capital de giro, visto que o pagamento, mesmo que parcelado, é liberado integralmente em cerca 14 dias, frente ao recebimento parcelado após 30 dias da integração direta.
  5. Contornar parcialmente o problema que as empresas que ainda não possuem um nome conhecido enfrentam para passar segurança e confiança aos compradores, pois, eles sabem que, ao utilizar um intermediador, poderão contestar o pagamento caso não recebam o produto/serviço.

Sobre as desvantagens, a principal é a porcentagem sobre vendas, que fica em torno de 1% a 2% mais caras, porém, como na integração direta as taxas são negociadas com base no ramo de atividade e quantidade de vendas, na conta final, a menos que sua loja possua um volume realmente grande de vendas, a utilização de um intermediador é mais vantajosa, ou seja, a integração direta só vale à pena para lojas com quantidade grande de vendas.

Caso possua uma loja que ainda está começando e/ou ainda não possui volume grande de vendas e já esteja decidido em utilizar um intermediador, veja uma comparação entre os principais:

Logo do Pagseguro

Pagseguro

PagSeguro: O PagSeguro é um intermediador de pagamento que oferece todo o suporte necessário para os brasileiros, atualmente não só tornando-se um método online, mas expandindo seus serviços para atender empresas físicas, com a venda de uma máquina para leitura de cartão de crédito e débito.

Vantagens: Cadastro em alguns minutos, elimina burocracia para recebimento do vendedor e aceita todas as principais formas de pagamento (boleto bancário, cartão de crédito para parcelamento, etc.)

Desvantagens: Prazo de liberação do valor em 14 dias.

Taxas: Para vendas pela internet, por transação, há taxa de 4,99% para recebimento em 14 dias ou 3,99% em 30 dias + R$0,40. Para saques, o primeiro saque do dia é gratuito, do segundo em diante é cobrada taxa de R$3,50.

Logo do Bcash (antigo Pagamento Digital)

Bcash (antigo Pagamento Digital)

Bcash: O Bcash (antigo Pagamento Digital) oferece uma solução para pagamento rápido e fácil, sendo utilizado em e-commerce e blogs e alcançando o crescimento e sucesso gradualmente, pois muitos ainda não possuem conhecimento do serviço. É da empresa Buscapé.

Vantagens: Oferece condições especiais para anúncios no Buscapé e aceita diversos métodos de pagamento, disponibilizando segurança aos consumidores.

Desvantagens: É pouco divulgado e necessita de 14 dias para liberação do dinheiro ao vendedor.

Taxas: A tarifa cobrada para todos os serviços é de 4,95%, com exceção da taxa para saque que é de R$2,50 para saques com valores inferiores a R$ 250,00.

Logo do Paypal

PayPal

Paypal: A chegada do Paypal ao Brasil deu-se pela necessidade que muitos compradores encontravam para realização de compras no exterior, permitindo adquirir produtos e serviços de sites estrangeiros, principalmente com suporte direto ao Ebay. Foi um dos primeiros a atuar no mercado brasileiro.

Vantagens: É um dos meios mais rápidos e seguros de comprar no exterior pela internet. O consumidor pode tirar suas dúvidas rapidamente, além de possuir uma política de fácil entendimento.

Desvantagens: Altas taxas cobradas, podendo inviabilizar o uso de vendedores brasileiros. Alguns utilizadores apresentam problemas burocráticos e demora com o cadastramento de contas correntes e cartões e crédito do Brasil por conta da plataforma criada no exterior.

Taxas: A tarifa é uma das mais altas. Para boleto e cartão de crédito é cobrado o valor de 6,4% sobre o valor da venda mais a taxa de recebimento por transação, que é de R$0,60.

Logo do Moip

Moip

Moip: O Moip é um gateway de pagamento adquirido pelo IG, inserindo diversas funcionalidades para os usuários e possibilidades de compra para os usuários, filiando-se a muitas lojas como o principal método para aquisição de produtos e serviços.

Vantagens: Aceita pagamentos online e offline e assegura o recebimento do produto ao comprador e o dinheiro ao vendedor. Apresenta flexibilidade quanto aos métodos disponíveis aos consumidores.

Desvantagens: O site pode mostrar-se pouco confuso para muitos consumidores, além de possuir altas taxas de cartão de crédito que podem ser desfavoráveis. O atendimento para sanar dúvidas é demorado.

Taxas: Para boleto bancário, a taxa cobrada é de 2,90%, enquanto para cartão de crédito aumenta para 7,40%. Ainda há a taxa para recebimento por transação que é de R$0,39.

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Programa de afiliados, indique e ganhe dinheiro online

Conheça como funciona o programa de afiliados do Encomendador Shopping virtual que traz renda fixa e recorrente. É muito simples, basta indicar clientes e ganhar a comissão pela indicação.

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Assim que o link é acessado, o sistema armazena a informação de que o visitante foi indicado por você.

Através do painel é possível acompanhar todas suas indicações e as contratações ou renovações de seu indicado.

O pagamento da comissão ficará disponível após 15 dias da contratação pelo indicado.

Como funciona o programa de afiliados

Para participar, basta cadastrar-se no site do Encomendador e acessar o menu “indicações”, para visualizar seu link de identificação. É através deste link que saberemos que a indicação foi feita por você.

Cada vez que alguém clicar neste link, seu ID já ficará armazenado. O lojista poderá continuar navegando por outras páginas, mas, basta ele realizar o cadastro que já aparecerá em seu painel de controle. Assim que o cliente assinar ou renovar um plano, sua comissão será gerada.

Para facilitar, divulgue seu link usando um dos modelos de divulgação disponível na página de afiliados. Há modelos para blogs, micro blogs, redes sociais e emails.

O programa é válido apenas para indicação de terceiros. Usuários com registros anteriores não estão inclusos.

Você também ganha na renovação do plano

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Sim! tanto na contratação, quanto na renovação, seja o plano mensal, trimestral, semestral ou anual. A comissão será gerada para todo pagamento feito pelo cliente indicado.  Toda vez que algum dono de loja renovar o plano, você receberá novamente a comissão.

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Monitoramento dos links

Nosso sistema faz, de forma automatizada, o monitoramento dos links divulgados. Usuários que estiverem divulgando o link com informações falsas, propaganda enganosa, ou qualquer atividade que julguemos imprópria, serão banidos da plataforma e não receberão a comissão. Também não será paga comissão para quem indicar a si próprio, mesmo que sejam utilizados diferentes dados cadastrais.

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Insira o código em sua página e aguarde os pagamentos!

ATENÇÃO! cadastre-se para receber seu código de identificação (ID).

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