O e-commerce tornou-se um dos negócios mais lucrativos para quem deseja trabalhar na internet e vender seus próprios produtos, atingindo públicos-alvo diferenciados devido ao grande número de internautas de diferentes estilos que pode-se encontrar na rede.
Há benefícios de ter uma loja virtual paga, contratando uma plataforma que, para uso das ferramentas e funcionalidades, necessita de um pagamento mensal, normalmente com mais mecanismos e opções para os responsáveis do e-commerce usufruir e ganhar maior foco dos possíveis consumidores.
1. Promoção da marca própria
A loja virtual paga normalmente oferece um domínio exclusivo para os responsáveis pelo e-commerce, ou seja, o investidor que deseja abrir uma loja online poderá livrar-se das terminações de endereço da web que são pertencentes às outras empresas, podendo adentrar no meio do “.com.br”.
Este é um dos principais benefícios de ter uma loja virtual paga, pois o domínio próprio costuma melhor localizar-se em sites de busca, o que fará com que os possíveis compradores possam encontrar mais rapidamente o site.
2.Tarifas reduzidas
Dentre os benefícios de ter uma loja virtual paga, as tarifas reduzidas podem ser inclusas como grandes vantagens, afinal há a redução de gastos em comparação à criação de uma página própria.
Ao contratar uma loja virtual paga filiada a uma plataforma, há somente a necessidade de pagamento da mensalidade, enquanto a programação de um e-commerce necessitaria de um profissional especializado para produção do layout, funcionamento e todas as funcionalidades necessárias para a venda dos produtos.
3. E-mail próprio
Assim como o domínio próprio obtido ao contratar os serviços de uma plataforma para loja virtual paga, muitas empresas também oferecem um e-mail próprio, ou seja, personalizado com o nome da empresa, normalmente baseando-se em “contato@nome da empresa.com.br”.
O modelo de e-mail próprio citado acima permite transpassar mais confiabilidade à loja virtual, além de ser uma ferramenta útil para o envio de e-mail marketing para todos os clientes, permitindo melhor divulgar os produtos comercializados dentro da loja.
4. Sem propagandas
Ao recorrer a uma plataforma que ofereça loja virtual gratuita, muitas vezes a mesma estabelece uma série de condições para uso, principalmente para promover a empresa e deixar claro que aquele determinado e-commerce está hospedado com a marca da plataforma em destaque, muitas vezes desviando o foco dos produtos com a quantidade de propagandas exibidas.
As publicidades também podem ser de parceiros da plataforma, permitindo que os mesmos possam lucrar desta maneira: oferecendo espaços publicitários para os anunciantes em diversas lojas cadastradas.
Os benefícios de ter uma loja virtual paga incluem a abolição das propagandas, afinal por meio da mensalidade o e-commerce pertencerá exclusivamente ao responsável, permitindo que o mesmo possa inserir publicidades de acordo com seus gostos pessoais ou promover uma página mais simples e sem poluição.
5. Layout
As lojas virtuais gratuitas oferecem um layout básico, no máximo com algumas opções de padrões que podem ser escolhidos entre colunas e forma de exibição dos produtos, porém sem a possibilidade de personalização.
Já as lojas virtuais pagas oferecem o total controle do e-commerce aos responsáveis, permitindo que o site torne-se mais apresentável e consequentemente atraia mais clientes, optando por um layout personalizado, incluindo o nome da página, por exemplo, e enquadrando as imagens e símbolos escolhidos de acordo com o segmento do negócio.
Esquecemos de citar algo ou possui uma ideia / opinião diferente? Fique à vontade para informar-nos.