Vender um produto engloba diversas etapas que devem ser bem planejadas para que o cliente possa sentir-se satisfeito com a mercadoria adquirida. Porém, ao contrário do que muitos pensam, a venda não baseia-se somente na oferta e aquisição. Também engloba o pós-venda.
A ação de pós-venda é o atendimento ao cliente após a compra, ou seja, a atenção disponibilizada ao consumidor que acabou de adquirir uma mercadoria na loja e deseja realizar uma reclamação sobre a entrega, possíveis defeitos do produto e até mesmo sanar dúvidas de uso.
Veja abaixo os motivos do atendimento pós-venda ser essencial.
1. Satisfação do cliente
Ao disponibilizar um canal para atendimento pós-venda, o cliente poderá contatar os atendentes para tirar dúvidas e efetuar reclamações, possuindo uma resposta rápida e que lhe traga alguma solução.
Com a resolução do problema, o cliente irá sentir-se realizado com a aquisição da mercadoria e satisfeito com o retorno rápido para solução de seus problemas ou dúvidas.
2. Indicação
A indicação é uma das principais vantagens para uma loja para atrair novos clientes sem realizar grandes esforços, bastando oferecer um bom atendimento após a venda para todos os consumidores.
Com um cliente satisfeito por meio do atendimento pós-venda, o mesmo costuma indicar a loja para amigos, familiares e desconhecidos (avaliações online), mesmo que tenha enfrentado alguns problemas com entrega ou com a própria mercadoria, somente restando em sua lembrança a atenção que lhe foi dada e a solução fornecida que permitiu solucionar o caso.
3. Retorno para novas compras
Notar soluções rápidas e funcionários agradáveis e atenciosos, fará com que a marca possua um bom posicionamento na lembrança do comprador. Dessa forma, quando necessitar de um novo produto do mesmo segmento que a loja oferece, é muito provável que procure a empresa para realizar uma nova aquisição.
4. Não desprezar clientes insatisfeitos
Tão importante quando conquistar clientes satisfeitos, é não desprezar os insatisfeitos. É comum que consumidores que gostaram dos serviços não contem a ninguém sobre o bom atendimento, mas em contrapartida é muito provável que as pessoas que não satisfizeram-se com as soluções dadas espalhem, principalmente na internet, sua indignação.
Mesmo com clientes insatisfeitos é possível manter uma boa reputação da loja na web. Para isso é necessário amenizar o efeito dos comentários feitos em redes sociais e sites de avaliação. Basta responder cordialmente e mostrar de forma convincente o lado da empresa, e quando for o caso, reconhecer o erro e oferecer publicamente uma solução que seja razoável a ambos.
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