O atendimento ao cliente permite que o consumidor possa sanar todas as dúvidas e até mesmo realizar reclamações e elogios por meio dos canais disponibilizados pelo e-commerce.
Há diferentes meios e mídias que podem ser utilizados para o atendimento. Veja, abaixo, qual a forma de contato mais eficiente para sua loja virtual.
Internet x telefone celular
Atualmente o contato mais eficiente para sua loja virtual está dividido nestas duas vertentes: a Internet e o telefone celular.
Constata-se, segundo a Pesquisa TIC Domicílios 2015, que a internet já é utilizada diariamente por 58% da população Brasileira, tornando-se uma ótima chance tanto de comercializar produtos na loja virtual, quanto de atender os consumidores por meio da web, utilizando e-mail ou chat, que são os dois canais mais utilizados atualmente.
Em relação ao telefone celular, que também torna-se um meio de contato eficiente para sua loja virtual, disponibilizando um número para que os clientes e futuros consumidores possam comunicar-se, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE, constatou que 77,9% da população possuía, em 2016, um telefone celular em mãos.
Vantagens e desvantagens do chat
O chat é a forma de contato mais eficiente para sua loja virtual, permitindo que os usuários possam, sem sair do site, comunicar-se com algum dos atendentes por meio do atendimento rápido e com respostas imediatas, evitando gastos telefônicos.
Uma das principais desvantagens do chat é que este meio necessita de funcionários sempre disponíveis para atendimento, a menos que a empresa estipule um horário de funcionamento, porém, muitos e-commerces disponibilizam-no 24 horas, com a estrutura necessária para tal.
Vantagens e desvantagens do e-mail
O e-mail é um dos tradicionais meios de atendimento, enquadrando-se como uma das formas de contato mais eficiente para sua loja virtual, permitindo que os usuários possam expressar-se nos textos e questionar sobre os produtos e serviços que estão disponíveis, tudo por meio da internet.
A desvantagem do e-mail em relação ao chat e ao telefone celular é que o mesmo não disponibiliza o atendimento imediato, ou seja, o cliente deverá aguardar algumas horas ou até mesmo dias para receber a resposta, principalmente pelo grande nível de pessoas que comunicam-se, muitas vezes com a caixa de entrada repleta de mensagens para empresas. Ao utilizar o e-mail, procure garantir que a mensagem seja respondida com rapidez.
Vantagens e desvantagens do contato por telefone fixo e celular
Ao oferecer um número de telefone a seus clientes, os mesmos poderão sentir-se mais a vontade ao poder contatar a loja virtual quando desejado, além da vantagem de poder ter respostas imediatas dadas pelo atendente, permitindo que as dúvidas sejam esclarecidas no exato momento.
Outro benefício é que, com a fluidez da conversa, novas dúvidas podem aparecer, além da possibilidade de verificar a satisfação dos consumidores pelo tom de voz.
As principais desvantagens de disponibilizar o número de telefone é que muitas vezes a linha pode estar congestionada ou até mesmo, por falta de informação, o interessado pode tentar contatar a equipe fora de horário de funcionamento. Caso a ligação sem resposta seja decorrente, o cliente em potencial poderá desistir do contato, sem sanar suas dúvidas.
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