Cadastrar produtos em sua loja é um dos passos principais para disponibilizar mercadorias aos clientes e permitir que as mesmas sejam corretamente visualizadas pelos interessados, com todas as informações necessárias disponíveis.
Veja abaixo quais os erros que você deve evitar ao cadastrar produtos em sua loja.
1. Descrição pobre ou com muita “enrolação”
A internet necessita de descrições concisas e claras para que os clientes possam entender as características do produto e qual o seu funcionamento. Evite textos muito grandes e com dados que possam ser irrelevantes, ou “enrolação” com intuito de causar uma boa impressão.
2. Fotos desfocadas, de má qualidade ou copiadas de outros sites
As fotos são fatores importantes para inserir produtos no e-commerce e fazem parte dos principais erros que você deve evitar ao cadastrar produtos em sua loja.
Fotografias desfocadas podem causar uma má impressão da loja perante os clientes, que podem julgar a qualidade da mercadoria por meio da imagem capturada. Prefira imagens leves e com boa resolução.
A cópia de fotos de outros sites poderá gerar problemas com plágio e até mesmo má categorização da loja em buscadores, o que poderá comprometer sua reputação.
3. Ocultar informações importantes (envio, prazos e garantia)
Todos os dados importantes devem estar à disposição dos clientes, incluindo informações de envio, prazos para entrega e garantia do produto.
Principalmente para destacar-se de concorrentes, estas informações podem ser decisivas para que o consumidor escolha sua loja ao invés de outra que disponibilize a mesma mercadoria.
4. Copiar conteúdos de outros sites
Assim como copiar fotos de outros sites, o plágio de conteúdos também faz parte dos erros que você deve evitar ao cadastrar produtos em sua loja, pois poderá comprometer o posicionamento de seu e-commerce nos buscadores, além de interferir na credibilidade do site quando o consumidor visualizar dois concorrentes com texto exatamente igual.
Problemas em copiar conteúdos de outros sites também podem ser dados quando os administradores do outro e-commerce descobrem o plágio.
5. Erros gramaticais
Os erros gramaticais fazem parte dos erros que você deve evitar ao cadastrar produtos em sua loja, pois causam má impressão e podem comprometer a credibilidade do site. Caso tenha alguma dúvida sobre uma palavra ou trecho de algum texto, utilize algum dicionário online, ou, um software de correção ortográfica.
6. Informações falsas sobre o produto
Quando um cliente adquire um produto, ele costuma visualizar todas as especificações e dados que foram inclusos na descrição da mercadoria para verificar se a mesma está de acordo com as expectativas.
Com o recebimento do produto fora dos padrões descritos, as informações falsas poderão impactar na credibilidade do site, confiança dos clientes, denúncias perante órgãos especializados e até mesmo divulgação dos maus serviços oferecidos em sites especializados e redes sociais.
7. Não categorizar o produto corretamente
Muitas lojas dividem os produtos em categorias, permitindo que os clientes possam encontrar mais facilmente o que precisam sem a necessidade de visitar diversas páginas da loja até encontrar a mercadoria desejada.
Um dos principais erros que você deve evitar ao cadastrar produtos em sua loja é não colocá-los na categoria certa, problema que poderá afetar o interesse do cliente pela marca ao não conseguir encontrar o produto desejado e poderá influenciar no posicionamento do e-commerce nos buscadores.
Esquecemos de citar algo ou possui uma ideia / opinião diferente? Fique à vontade para informar-nos.